Sustentabilidade

Conservação Internacional e Havaianas celebram mais de uma década de parceria no Dia da Terra

Ao longo desses anos, as vendas da coleção Havaianas CI-Brasil já contribuíram com a conservação de 380 mil hectares de ecossistemas marinhos e costeiros.

Conservação Internacional e Havaianas celebram mais de uma década de parceria no Dia da Terra
Da Redação

Da Redação

22/04/2021 12:40pm
Desde 2009, Havaianas e a Conservação Internacional, organização sem fins lucrativos que promove o uso sustentável de recursos naturais para o bem-estar humano, caminham juntas em prol do fortalecimento e apoio de ações de conservação marinha realizadas na costa do país e, com maior foco, na Região dos Abrolhos, no extremo Sul da Bahia. As ações realizadas pela CI-Brasil com esse apoio promovem a conservação marinha e estimulam a cadeia produtiva da pesca sustentável, mudando o paradigma de "pescar mais" para "pescar melhor" contribuindo não apenas para a conservação do oceano, mas também para o desenvolvimento socioeconômico dos pescadores e pescadoras locais.

Para celebrar todo esse tempo de parceria e as conquistas que tiveram até aqui, nesse dia 22 de Abril, Dia da Terra, Havaianas e CI-Brasil propõem um diálogo sobre a conservação do planeta globalmente. Nos dias que antecedem o Dia da Terra, as principais contas globais de Havaianas do Instagram promoverão a pauta da conservação marinha com apoio da CI-Brasil. E, no dia 22, a conversa será expandida para que todos os países tragam as demais iniciativas locais, formando uma conversa global entre os países.

Resultados
Em mais de uma década de parceria, os esforços conjuntos de Havaianas e Conservação Internacional apoiaram a preservação de ambientes ricos em vida como recifes de coral, bancos de algas, praias, restingas e manguezais.


Uma das estratégias é a criação de modelos de negócios ambientalmente sustentáveis e socialmente responsáveis, em especial voltados para a pesca e o turismo, que equilibram o uso dos recursos naturais com geração de renda para comunidades, fortalecendo e valorizando as áreas protegidas marinhas e costeiras do Brasil.

Como resultado desse trabalho, a ONG apoiou a conservação de cerca de 380 mil hectares de ecossistemas marinhos e costeiros na região de Abrolhos, além da implementação de práticas sustentáveis em 10 pescarias de cinco localidades da costa brasileira. Essas práticas de pesca sustentável e rastreabilidade demonstraram a possibilidade de um aumento de até 170% na renda familiar de pescadores que exerçam sua atividade de maneira sustentável, e de levar ao prato do consumidor um pescado sustentável e de qualidade.

Coleção Havaianas CI
Todo ano é lançada uma nova coleção Havaianas CI-Brasil, trazendo três modelos distintos com ilustrações baseadas na diversidade biológica marinha encontrada no Brasil, que abriga uma grande variedade de espécies. A partir da venda dos produtos da coleção, 7% do lucro líquido é revertido para apoio de projetos de conservação marinha da Instituição. Até hoje já foram vendidos mais de 300 mil pares.