Sustentabilidade

Certificação Bandeira Azul fortalece Bahia como destino sustentável

Certificação Bandeira Azul fortalece Bahia como destino sustentável
Da Redação

Da Redação

17/10/2024 1:28pm

No dia 1º de novembro, Salvador será palco da cerimônia nacional de certificação do programa Bandeira Azul, que acontecerá no Yacht Clube da Bahia. Reconhecido internacionalmente, o selo Bandeira Azul premia localidades litorâneas que se destacam pela qualidade ambiental e pela sustentabilidade. Para o verão 2024/25, a Bahia lidera a premiação na região Nordeste, com quatro áreas certificadas: as praias da Viração e da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades (Baía de Todos-os-Santos), a Praia do Paraíso, em Guarajuba (Camaçari), na Costa dos Coqueiros, além do próprio Yacht Clube, na categoria marina.

A certificação Bandeira Azul exige que as localidades atendam a rigorosos critérios de gestão ambiental, incluindo qualidade da água, educação, segurança, turismo sustentável e responsabilidade social. "As praias da Ilha dos Frades e de Guarajuba se destacam pela organização e pelo engajamento da comunidade em atender aos critérios do selo", afirma Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa, representado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

A premiação consolida ainda mais a Bahia como um destino sustentável, alinhando-se às prioridades da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que baseia suas estratégias em sustentabilidade e inovação. “Preservar o meio ambiente é fundamental para qualificar nossos destinos turísticos. Por isso, o Governo da Bahia vem desenvolvendo ações como o programa de educação socioambiental em 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos e o plano de gestão de resíduos sólidos, que beneficia 11 municípios da mesma região”, destaca o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.

A Setur-BA também apoia a Organização Pró-Mar, que combate a proliferação do coral-sol, espécie invasora que ameaça os recifes de corais em áreas como Itaparica e Barra do Paraguaçu. Essas iniciativas buscam preservar o equilíbrio ecológico na costa baiana.

O oceanógrafo Régis Lima, do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), ressalta o papel de liderança da Bahia nas questões ambientais: “O estado tem dado exemplo ao priorizar a preservação dos biomas marinhos, o que pode inspirar outras regiões a adotar medidas semelhantes.”

Entre as ações sustentáveis apoiadas pela Setur-BA está o projeto "Verão de Todos & Para Todos", que promoveu coleta seletiva de lixo em praias de Camaçari e do Subúrbio Ferroviário de Salvador na última temporada de verão, e que será retomado neste próximo verão.