Alex Sá Gomes propõe cidade mais verde com ativismo ambiental criativo
Alex Sá Gomes. Crédito: divulgação/Conecta PR Com olhar atento e mãos prontas para plantar, o paisagista e ativista ambiental Alex Sá Gomes tem mobil...
No dia 1º de novembro, Salvador será palco da cerimônia nacional de certificação do programa Bandeira Azul, que acontecerá no Yacht Clube da Bahia. Reconhecido internacionalmente, o selo Bandeira Azul premia localidades litorâneas que se destacam pela qualidade ambiental e pela sustentabilidade. Para o verão 2024/25, a Bahia lidera a premiação na região Nordeste, com quatro áreas certificadas: as praias da Viração e da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades (Baía de Todos-os-Santos), a Praia do Paraíso, em Guarajuba (Camaçari), na Costa dos Coqueiros, além do próprio Yacht Clube, na categoria marina.
A certificação Bandeira Azul exige que as localidades atendam a rigorosos critérios de gestão ambiental, incluindo qualidade da água, educação, segurança, turismo sustentável e responsabilidade social. "As praias da Ilha dos Frades e de Guarajuba se destacam pela organização e pelo engajamento da comunidade em atender aos critérios do selo", afirma Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa, representado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
A premiação consolida ainda mais a Bahia como um destino sustentável, alinhando-se às prioridades da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que baseia suas estratégias em sustentabilidade e inovação. “Preservar o meio ambiente é fundamental para qualificar nossos destinos turísticos. Por isso, o Governo da Bahia vem desenvolvendo ações como o programa de educação socioambiental em 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos e o plano de gestão de resíduos sólidos, que beneficia 11 municípios da mesma região”, destaca o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
A Setur-BA também apoia a Organização Pró-Mar, que combate a proliferação do coral-sol, espécie invasora que ameaça os recifes de corais em áreas como Itaparica e Barra do Paraguaçu. Essas iniciativas buscam preservar o equilíbrio ecológico na costa baiana.
O oceanógrafo Régis Lima, do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), ressalta o papel de liderança da Bahia nas questões ambientais: “O estado tem dado exemplo ao priorizar a preservação dos biomas marinhos, o que pode inspirar outras regiões a adotar medidas semelhantes.”
Entre as ações sustentáveis apoiadas pela Setur-BA está o projeto "Verão de Todos & Para Todos", que promoveu coleta seletiva de lixo em praias de Camaçari e do Subúrbio Ferroviário de Salvador na última temporada de verão, e que será retomado neste próximo verão.
Alex Sá Gomes. Crédito: divulgação/Conecta PR Com olhar atento e mãos prontas para plantar, o paisagista e ativista ambiental Alex Sá Gomes tem mobil...
Fotos: San Junior e Divulgação A Arena Fonte Nova acaba de lançar seu Programa ASG (Ambiental, Social e Governança), consolidando sua atuação como agente de tr...
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS Os soteropolitanos que já tinham tirado os casacos do armário vão precisar mantê-los à mão por mais um tempo. Salvador regi...