Sustentabilidade

Casa Vogue revela Casas incríveis com viés sustentável

Edição de abril apresenta projetos que conferem beleza, conforto e bem-estar, dando ênfase à preservação do meio ambiente e valorização de mão de obra local

Casa Vogue revela Casas incríveis com viés sustentável
Da Redação

Da Redação

07/04/2021 4:30pm

O Quadrado de Trancoso, famoso pela sequência de fachadas coloridas ao redor da histórica igreja de São João Batista, está ao alcance dos olhos de quem se encontra do lado de dentro desta casa projetada pelo escritório local Estúdio OR + K. Isso, claro, se a mirada não desviar para algum detalhe dos interiores assinados pela Todos Arquitetura, do estelar Maurício Arruda. Apesar de ter nascido sob o signo de uma neutralidade conveniente à sua vocação primária - o aluguel de veraneio - o imóvel de 330 m2 resguarda características caras à identidade do vilarejo baiano, em especial no que tange à leveza e à originalidade do traço regional.

Vertical como uma árvore, a Casa Macaco praticamente desaparece em uma floresta secundária da região de Paraty, RJ. Só a enxerga quem chega realmente perto, cerca de 30 m de distância, depois de percorrer uma trilha fechada - único acesso disponível, aliás. No mais, ela deixa mínimos vestígios e até mesmo gera impacto positivo no meio ambiente: a obra incluiu a semeadura de mais de 40 pés de juçara no terreno ao seu redor. Trata-se de uma espécie endêmica na Mata Atlântica, a do famoso palmito homônimo, e referência central do projeto, assinado pelo premiado Atelier Marko Brajovic e construído pela Hybrida Production. Seguindo os preceitos da biomimética, das paixões e dos propósitos de Brajovic, a casa foi "plantada" a partir de 15 pilares de concreto, que reproduzem a estratégia de sustentação das raízes da juçara.

Pouco tempo se passou até que Narciza Leão e mais quatro amigos comprassem em sociedade uma antiga fazenda no município de Cavalcante. Seus companheiros de empreitada logo ergueram uma única casa no meio da vegetação nativa. Marcar presença dessa forma garante proteção contra invasões e desmatamento, ações ainda comuns em locais ermos do Centro-Oeste (e que ajudam a explicar por que o Cerrado é o bioma que mais encolhe a cada ano). A opção de Narciza por fincar uma base própria veio em 2018, em conjunto com a jornalista e cineasta Daniella Cronemberger, sua companheira. Materializar esse sonho de isolamento voluntário ficou a cargo do Bloco Arquitetos, escritório brasiliense dos sócios Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco.

E, por fim, soluções das edificações mouras, como pátios e fontes, refrescam a morada com legado árabe concebida por Paloma Cañizares em Cádiz, na espanhola Andaluzia. Confira essa e demais matérias na íntegra na edição de abril da Casa Vogue, nas bancas a partir de 8 de abril.

Revista Casa Vogue | Edição de abril
8 de abril nas bancas