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Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, evento consolida-se no calendário estadual e já tem nova edição confirmada para 2026
Fotos: Victor Rattes
A quarta edição do Bahia Origem Week foi encerrada neste domingo (6), em Salvador, com saldo amplamente positivo. Realizado no Centro de Convenções, o evento atraiu mais de 30 mil visitantes e consolidou-se como vitrine da economia criativa e das cadeias produtivas da Bahia. A feira promoveu a integração entre pequenos agricultores, microempreendedores e empresários de todas as regiões do estado.
Presente no último dia do evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o papel estratégico da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico baiano. “Temos o prazer de celebrar mais uma edição desse evento que demonstra o potencial da nossa agricultura familiar, desde a qualidade dos produtos até a forma de comercialização. Nossa produção tem capacidade para alcançar o Brasil e o mundo”, afirmou.
Com quatro dias de programação intensa, o Bahia Origem Week deu visibilidade às 13 zonas turísticas da Bahia, com produtos originários de territórios como a Baía de Todos os Santos e a Costa do Descobrimento. O evento contou com a participação de mais de 250 expositores e cerca de 400 marcas, movimentando mais de R$ 15 milhões em negócios, segundo a organização.
Marco Lessa, fundador do evento, comemorou os resultados: “Tivemos crescimento em todos os indicadores. Mais visitantes, mais negócios, e um grau de satisfação acima dos 95%. Isso mostra que estamos no caminho certo ao valorizar a agroindústria, a produção artesanal e, sobretudo, a agricultura familiar.”
A programação contou ainda com a 41ª edição do Chocolat Festival, que inovou ao apresentar uma escultura de chocolate com dois metros de altura. A obra, feita pela chef Taty Benazzi e suas alunas, retratou um capoeirista e será doada à União dos Grupos de Capoeira da Bahia.
Na Cozinha Show, chefs renomados como a argentina Mariana Corbetta e o belga Laurent Rezette exploraram a versatilidade do chocolate em receitas criativas. A Cozinha Kids, comandada pela chef Tia Pri, envolveu o público infantil com oficinas lúdicas.
A cultura afro-brasileira também teve destaque. Estandes de moda e artesanato afro, apresentações culturais e pratos da culinária de resistência foram alguns dos pontos altos. Jovens do projeto Periferia do Futuro protagonizaram um desfile celebrando a estética e identidade negra.
Paralelamente, a terceira edição da Expo Pesca e Aquicultura Nordeste expandiu seu espaço e reuniu comunidades, empresas e pescadores em torno do fortalecimento da cadeia produtiva da pesca e da aquicultura. Exibições com aquários e tanques apresentaram espécies como camarões, ostras e peixes diversos.
O evento também demonstrou seu compromisso com causas sociais. Mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis foi arrecadada para a campanha Bahia Sem Fome, iniciativa do Governo do Estado contra a insegurança alimentar.
O Bahia Origem Week é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia, por meio de secretarias e órgãos como SETUR, SDR, SDE, SEMA, SEAGRI, CAR, Bahiater e Bahia Pesca. A próxima edição já está confirmada para 2026.
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