Sustentabilidade

Alex Sá Gomes propõe cidade mais verde com ativismo ambiental criativo

Ativista e paisagista Alex Sá Gomes lidera movimento que convida a sociedade a registrar e transformar espaços urbanos sem vegetação

Alex Sá Gomes propõe cidade mais verde com ativismo ambiental criativo
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

30/07/2025 12:26am

Alex Sá Gomes. Crédito: divulgação/Conecta PR



Com olhar atento e mãos prontas para plantar, o paisagista e ativista ambiental Alex Sá Gomes tem mobilizado a população com a campanha “Tá faltando árvore”, que convida as pessoas a registrarem e divulgarem imagens de locais públicos sem vegetação, em Salvador e no interior baiano. A proposta é simples, mas poderosa: despertar a consciência sobre a urgência de arborizar a cidade e provocar uma reflexão coletiva sobre o impacto do verde no bem-estar urbano.


Criador do “Jardim das Árvores”, ambiente de 600 m² que integra a edição atual da CASACOR Bahia no Convento das Mercês, Alex plantou ali diversas mudas nativas baianas, transportadas em dez caminhões até o espaço. A iniciativa, além de estética, é política: “A presença das árvores é um direito coletivo. Precisamos reconectar o cidadão à natureza”, afirma o paisagista.


Alex também participa do Fórum de Biodesign e Sustentabilidade, no dia 1º de agosto, na Casa do Comércio, onde fará uma palestra sobre ativismo ambiental e planejamento urbano com responsabilidade ecológica. Ao lado disso, ele segue visitando locais emblemáticos da cidade, apontando praças, canteiros e ruas que clamam por mais verde.


A campanha tem ganhado força nas redes sociais e convida qualquer pessoa a ser protagonista na transformação da paisagem urbana — começando com um clique e, quem sabe, terminando com uma árvore plantada.