Sustentabilidade

Ação do Projeto Mares retira 130kg de lixo do mar e da praia em Itaparica

Iniciativa contou com a participação de mergulhadores do projeto e voluntários

Ação do Projeto Mares retira 130kg de lixo do mar e da praia em Itaparica
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

01/03/2024 3:30pm

Mergulhadores integrantes do Projeto Mares realizaram no último dia 24 de fevereiro mais uma ação de limpeza submarina na região da praia do Jaburu, no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. A iniciativa, que é uma ação apoiada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, recebeu apoio de voluntários que somaram esforços retirando resíduos encontrados na faixa de areia, totalizando com isso a remoção de 130kg de lixo (praia e mar). Entre os resíduos recolhidos estavam copos descartáveis, garrafas pets, sandálias, tênis, garrafas de vidro, E.V.A., palitos de picolés, embalagens de alimentos, hastes flexíveis, entre outros. Todo este material foi encaminhado para o adequado descarte no aterro sanitário.

De acordo com o coordenador geral do Projeto Mares, Zé Pescador, a escolha do local deu-se em função do diagnóstico realizado pela equipe do projeto que identificou na área um grande acúmulo de resíduos descartados de maneira inapropriada no mar. “Em dezembro estivemos aqui e removemos cerca de 120 kg de lixo do mar. Passados os festejos de final de ano e carnaval identificamos a necessidade de retornar aqui e promover uma nova limpeza. Esperamos que com isso possamos contribuir para a conscientização para a conservação da vida marinha e do meio ambiente como um todo”, ressaltou Zé Pescador. 

Ao longo do ano de 2024 o Projeto Mares realizará outras ações de limpeza de praia e submarina, em localidades dos municípios de Vera Cruz e Itaparica, contribuindo de forma direta com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) 14 – que trata de Oceanos, Mares e Recursos Marinhos e 13 – Combate às Mudanças Climáticas.

Mais de uma tonelada de lixo recolhida em 2023 - Durante o seu primeiro ano de realização o Projeto Mares promoveu a retirada de um total de 1,1 tonelada de lixo das praias e mar na Ilha de Itaparica. Neste período as ações de limpeza de praia e submarina foram realizadas em Mar Grande, Barra do Gil e Itaparica, reunindo integrantes do projeto e mais de 100 voluntários. Dentre os materiais recolhidos estão plásticos, madeira, vidro, metal, roupas, pneus, anzóis, redes de pesca e até mesmo tampa de vaso sanitário.