Sustentabilidade

Abesata celebra acordo com Aeroporto de Salvador para incentivar a contratação de empresas certificadas

Abesata celebra acordo com Aeroporto de Salvador para incentivar a contratação de empresas certificadas
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

21/06/2023 8:21pm

Na última segunda-feira, 19 de junho, o Aeroporto Internacional de Salvador e a Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) vão assinar um acordo de parceria para a valorização das empresas de serviços em solo (ground handling) certificadas. O CRES (Certificado de Regularidade das Empresas em Solo) foi criado há um ano e tem 11 empresas certificadas com presença em mais de 60% dos aeroportos brasileiros.  

O Aeroporto de Salvador foi escolhido para assinar essa parceria porque, entre os de grande movimentação de passageiros, conta com a maioria das empresas atuantes certificadas. Acordos semelhantes foram firmados com a Rede Voa, administradora de 16 aeroportos no Estado de São Paulo, e será assinada com o Aeroporto de Viracopos no dia 21 de junho.  

O segmento de ground handling é atendido basicamente por empresas especializadas que prestam serviços para companhias aéreas, aviação executiva e aeroportos nas diversas modalidades de proteção e operacional. No mundo todo são empresas especializadas que prestam serviços para que operadores aéreos e aeroportos possam se concentrar na atividade-fim. A contratação dessas empresas também permite uma redução importante de custos para companhias aéreas que, por meio da economia de escala, teriam que manter um time de colaboradores grande para atender um ou dois voos por dia, dependendo da localidade.  

Julio Ribas, diretor-presidente do Salvador Bahia Airport, aborda a importância do CRES e o reconhecimento do selo pela indústria do transporte aéreo e órgãos da aviação civil como um exemplo de regulação responsiva adotada pelo Brasil. “Estamos orgulhosos de fazer parte desse movimento de certificação e incentivar mais prestadores de serviços a aderirem ao mercado com um padrão mínimo. Com essa parceria, reforçamos nosso compromisso em oferecer uma experiência de alto nível para os passageiros e operadores no aeroporto de Salvador", destaca.

“O objetivo do selo de qualidade é ajudar operadores de aeroportos e companhias aéreas como referência na hora de contratar serviços de ground handling, além de motivar mais prestadores de serviços a entrar no mercado já com um padrão mínimo. Um ano depois de seu lançamento nos surpreendemos com a resposta positiva da indústria do transporte aéreo, incluindo os órgãos reguladores: O CRES é usado como exemplo de regulação responsiva adotada pelo Brasil”, disse o presidente da Abesata, Ricardo Aparecido Miguel.  

Após a assinatura do acordo de parceria, os convidados terão a oportunidade de participar de um tour pela área de embarque do aeroporto para conhecer as estruturas modernizadas após a concessão para a VINCI Airports. Logo após, seguirão para observar de perto uma operação de ground handling de uma ESATA certificada.