3ª edição do ESG com Dendê promove diálogo transformador sobre sustentabilidade e inovação na Bahia
Encerramento será conduzido por André Ferraro, chefe de gabinete da SEMA, representando o Governo do Estado
Foto: Acervo Pessoal
Salvador sediará, nesta quinta-feira, 10 de julho, a terceira edição do evento ESG com Dendê, iniciativa que visa aprofundar o debate sobre sustentabilidade, responsabilidade corporativa e governança ambiental (ESG), com foco nas realidades e oportunidades da Bahia. O encontro acontecerá a partir das 14h, no auditório da FIEB, reunindo empresários, executivos, especialistas e tomadores de decisão de diversos setores.
Com curadoria de Augusto Cruz (AC Consultoria) e mediação de Murilo Gitel, o evento contará com painéis temáticos sobre Economia Verde, Infraestrutura Sustentável, Inclusão Social, Governança Corporativa, Mudanças Climáticas, Transição Energética, Agricultura Sustentável e Finanças Sustentáveis.
No encerramento, o evento contará com a presença do chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), André Maurício Rebouças Ferraro. Ativista ambiental e referência na articulação institucional para o desenvolvimento sustentável, Ferraro irá destacar os avanços do programa Bahia + Verde, coordenado pela SEMA, além do processo de construção do Plano Estadual de Descarbonização, uma iniciativa inédita no Nordeste que posiciona a Bahia na vanguarda da transição energética.
Natural de Salvador, André Ferraro atua nas áreas de comunicação institucional e desenvolvimento sustentável, com forte engajamento em causas socioambientais. É formado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Università di Bologna (Itália), com especializações em Desenvolvimento Urbano Sustentável (CEPAL-Chile) e Urbanismo e Impactos Socioambientais (PUC Paraná). Atualmente, cursa o MBI – Master of Business Innovation em Hidrogênio, no Senai-Cimatec.
É membro titular do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Possui trajetória em gestão pública ambiental, tendo sido secretário municipal das cidades de Madre de Deus e Vitória da Conquista, além de gestor do Consórcio Intermunicipal Somar, com atuação estratégica na área de petróleo e gás na Região Metropolitana de Salvador.
Na SEMA, coordena a formulação e implantação de políticas ambientais estruturantes, com foco em descarbonização, justiça climática, economia verde e governança ambiental integrada.
O ESG com Dendê é realizado pela Revista Let’s Go Bahia e consolidou-se como uma plataforma de posicionamento institucional e fomento ao diálogo estratégico entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia.