Sustentabilidade

1ª edição do Fórum Nacional ESG da Amcham reunirá especialistas em competitividade e sustentabilidade empresarial

Evento online e aberto aos stakeholders acontecerá de 26 a 28 de abril

1ª edição do Fórum Nacional ESG da Amcham reunirá especialistas em competitividade e sustentabilidade empresarial
Da Redação

Da Redação

19/04/2022 4:30pm

Acontece na próxima terça-feira (26) a 1º edição do Fórum Nacional ESG da Amcham, o evento acontecerá até o dia 28 de abril  de forma 100% online e gratuita. 

O conceito ESG (Environmental - Social - Governance) é fator decisivo para os principais investidores globais. Em um futuro próximo – e mais cedo do que muitos preveem – o capital migrará para negócios sustentáveis e preparar as empresas para esse futuro é uma questão de sobrevivência. Com o evento, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil busca estimular e apoiar o desenvolvimento desse mercado. 

Os três dias de programação contarão com discussões a respeito de estratégias, ações e insights para a implementação de práticas ESG de forma simples e imediata. Os debates acontecerão sempre das 8h30 às 10h30 e em cada dia será abordado um dos pilares do ESG: Governance - Environmental - Social, com visão de aplicabilidade ao ambiente de trabalho, tratando temáticas relevantes como sustentabilidade, diversidade e compliance. O objetivo do festival é incentivar mudanças significativas, moldar as empresas  e sociedade em um ambiente mais íntegro e inclusivo. 

Um dos nomes mais aguardados para o evento é da dinamarquesa Ann Rosenberg, conselheira de Governança Climática no World Economic Forum, que falará sobre as medidas em direção ao carbono zero. Além dela, a líder indígena brasileira que discursou na abertura da COP 26, Txai Suruí, também fará parte do painel de conversa. 

Para a líder da filial baiana da Amcham, Lilian Marins, esse é um momento muito oportuno para discutir os conceitos e as melhores práticas da agenda ESG, que já é uma realidade em todos os continentes. “É urgente a sua aplicação para conseguirmos avançar nas questões relacionadas aos seus pilares, ambiental, social e governança, para que assim possamos garantir a sobrevivência das espécies e preservação do planeta, bem como ganhar lugar de destaque na mesa dos principais tomadores de decisão do país”, afirma. 

PROGRAMAÇÃO:

  • 26 de abril

Tema: GOVERNANCE (ética, transparência, valores e mercado de capitais)

Convidados: Sandra Guerra - Sócia Fundadora da Better Governance, Bruno Laskowsky - Diretor do BNDES, Beto Santos - Diretor América Latina, Onetrust e Fábio Barbosa - Sócio-Conselheiro da Gávea Investimentos.


  • 27 de abril

Tema: ENVIRONMENTAL (Medidas em direção ao carbono zero)

Convidados: Luis Henrique Guimarães - CEO da Cosan, Malu Pinto e Paiva - Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale, Felipe Bittencourt - CEO da WayCarbon, Txai Suruí - Líder indígena brasileira que discursou na abertura da COP26, Ann Rosenberg - Conselheira de Governança Climática no World Economic Forum, Nelmara Arbex - Sócia-líder de ESG Advisory, KPMG Brasil e Jorge Oliveira - CEO, ArcelorMittal. 

 

  • 28 de abril

Tema: SOCIAL (Diversidade, Equidade e Inclusão)

Convidado: Javier Constante - CEO da Dow