Amamentar é um ato de amor que também salva vidas
Foto divulgação A campanha Agosto Dourado reforça a importância da amamentação, mas também é um convite à desconstrução de mitos que ainda rondam o ...
O Wegovy, novo medicamento para obesidade da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, estará disponível no mercado brasileiro a partir de agosto de 2024. Com base na semaglutida, o mesmo componente do Ozempic, o Wegovy foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro de 2023 para tratar obesidade e sobrepeso.
Trata-se do primeiro medicamento injetável com semaglutida voltado especificamente para o tratamento da obesidade. Esse composto é análogo ao hormônio GLP-1, que regula a secreção de insulina pelo pâncreas e tem um papel fundamental no controle da glicose sanguínea. Além disso, a semaglutida promove uma sensação maior de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento. Devido a essas propriedades, o Ozempic vem sendo utilizado "off label" para tratar obesidade, apesar de sua indicação oficial ser para diabetes tipo 2.
Pesquisas clínicas indicam que o Wegovy proporciona uma redução média de 17% do peso corporal, com um terço dos pacientes perdendo mais de 20% do peso. Além disso, o medicamento reduz em 20% o risco de eventos cardiovasculares adversos, como morte cardiovascular, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) não fatal. Essa redução do risco cardiovascular ocorre independentemente do grau de perda de peso. Estudos também demonstraram que o Wegovy pode manter a redução de peso por até quatro anos.
“Wegovy é o primeiro medicamento com resultados inéditos de perda de peso e segurança comprovada. Ele representa um marco no tratamento da obesidade, reconhecida como doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2013”, afirma Priscilla Mattar, vice-presidente médica da Novo Nordisk no Brasil.
O medicamento é recomendado para adultos e crianças a partir de 12 anos com obesidade, ou adultos com sobrepeso e comorbidades relacionadas ao peso. Conforme a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o preço do Wegovy pode variar de R$ 1.038,75 a R$ 2.634,04, dependendo da versão do produto e das alíquotas de impostos estaduais.
Diferenças - O Ozempic, também da Novo Nordisk, é utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e contém semaglutida em menor concentração (1,34 mg por dose) comparado ao Wegovy (2,4 mg por dose). O Ozempic ajuda a regular a glicemia ao estimular a secreção de insulina, além de promover saciedade prolongada ao retardar o esvaziamento gástrico e atuar no sistema nervoso central nas vias de regulação do apetite.
Apesar de ambos conterem semaglutida, o Wegovy é o único aprovado pela Anvisa para tratamento da obesidade e sobrepeso. A utilização desses medicamentos deve ser feita sob orientação e acompanhamento de profissionais de saúde especializados.
Foto divulgação A campanha Agosto Dourado reforça a importância da amamentação, mas também é um convite à desconstrução de mitos que ainda rondam o ...
Foto divulgação A capital baiana será palco, neste sábado (02), do Simpósio em Prática Clínica de Cannabis Medicinal, promovido pela CBD Academ...
Fotos: Freepik O mês dos pais acende um importante alerta sobre a saúde reprodutiva masculina, um tema ainda cercado de tabus e desinformação. Apesa...