Substituições simples para ter uma alimentação mais saudável
A nutricionista Carolina Dias explica que nem sempre produtos vendidos como fit ou light são realmente saudáveis e indica substituições fáceis para viver com mais saúde
A busca por uma alimentação saudável tem sido cada vez mais frequente entre as pessoas. Segundo a pesquisa realizada pela WW em parceria com o Instituto Kantar, 91% dos brasileiros estão interessados em melhorar ou manter a saúde e o bem-estar. E o resultado disso está em um número crescente de pessoas se atentando cada vez mais às tabelas nutricionais dos alimentos em busca de opções com menos conservantes, aditivos, sódio e açúcares.
De acordo com a nutricionista Carolina Dias, referência no programa de Emagrecimento “Mereço+” e fundadora da Clínica Carolina Dias, os nossos hábitos são responsáveis por 80% das causas de doenças crônicas que mais acometem a população, como hipertensão, diabetes, infarto e AVC, e a alimentação é um dos pilares mais importantes relacionados ao estilo de vida.
“Quando o indivíduo faz trocas inteligentes, não deixando de comer o que gosta, mas escolhendo alimentos que são mais nutritivos e frescos, contribui para que o corpo funcione de maneira adequada e tenha uma base sólida para uma vida longa e saudável”, destaca Carolina, que listou 5 substituições simples para ter uma alimentação mais saudável:
1. Trocar farinha branca pela de amêndoas
A farinha branca é um dos maiores vilões para quem deseja ter menos gordura corporal. Isso porque, ela é pobre em fibras e possui alto índice glicêmico, sendo associada a diversos problemas de saúde a longo prazo, como diabetes, obesidade e doenças crônicas. Por isso, o ideal é substituir este alimento pela farinha de amêndoas, composta de oleaginosas e com maior teor de gordura boa, que facilita o aumento do colesterol bom.
2. Substituir o açúcar refinado por xilitol, stevia ou açúcar de coco
O açúcar refinado possui aditivos químicos em sua composição nutricional e não apresenta quantidades significativas de nutrientes. Além disso, o elevado consumo de açúcar está ligado a doenças como diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares e no sistema imunológico. Por sua vez, o xilitol ou stevia são adoçantes que não alteram a glicemia e nem adicionam calorias à dieta, sendo muito indicados para quem deseja reduzir o consumo de açúcar e controlar o peso. Outra opção saudável, para quem não gosta de adoçantes, é o açúcar de coco, rico em nutrientes e com baixo índice glicêmico, em comparação ao açúcar comum.
3. Trocar molhos com base de creme de leite por biomassa de banana verde
Os molhos com base de creme de creme de leite possuem maior teor de gordura, açúcar e conservantes. Já a biomassa de banana verde é mais leve e nutritiva porque a sua preparação é feita com polpa de bananas verdes cozidas. Com isso, melhora a imunidade, controla os níveis de colesterol e de açúcar e evita o acúmulo de gordura abdominal.
4. Substituir molhos industrializados por molhos caseiros
Os molhos industrializados à base de maionese ou mostarda são bastante utilizados para saladas por dar mais sabor ao alimento. No entanto, eles são ricos em gorduras, não sendo bons para a saúde. Assim, substituir esses molhos pelos caseiros por serem mais saudáveis e nutritivos, já que contém menos sódio e conservantes, além de serem feitos com diversos condimentos diferentes à sua escolha e preferência.
5. Trocar barrinhas de cereal por oleaginosas
Apesar da praticidade e facilidade que as barrinhas de cereal proporcionam ao indivíduo, muitas delas não têm bons ingredientes e contém aditivos para conservá-las por um longo período, mesmo sendo vendidas, muitas vezes, como uma opção fit. Então, substituir as barrinhas por um punhado de oleaginosas já faz toda a diferença. São ótimas fontes de vitaminas e minerais que colaboram para o bom funcionamento do organismo e dão mais energia e saciedade.