A 4ª edição da campanha Setembro Safira chega com um objetivo claro: conscientizar sobre os riscos do uso inadequado e da falta de higienização das lentes de contato. Embora o uso dessas lentes possa parecer simples, as consequências de manuseio incorreto podem ser graves para a saúde ocular.
“Hoje em dia, é muito fácil adquirir lentes de contato, o que as torna mais acessíveis para a população. No entanto, muitas pessoas usam esse acessório sem consultar um médico e sem seguir orientações básicas, como lavar as mãos antes de manuseá-las”, alerta Claudia Del Claro, oftalmologista e idealizadora da campanha.
O aumento do número de usuários de lentes de contato no Brasil reforça a importância dessa conscientização. Dados recentes apontam que o número de usuários saltou de 3 milhões para 3,7 milhões em 2023, e o mercado projeta um crescimento de 2,5% nos próximos cinco anos. Segundo o IBGE, 40 milhões de brasileiros precisam de correção visual, o que amplia a necessidade de cuidado no uso de lentes de contato.
Casos como o de Lara Brandão Tironi, de 18 anos, destacam os perigos do uso inadequado. Em junho, a jovem perdeu a visão do olho direito após contrair ceratite amebiana, uma infecção grave causada pelo protozoário Acanthamoeba, encontrado na água. Lara, que costumava coçar os olhos e tomar banho usando as lentes, assumiu a responsabilidade pelo ocorrido em vídeos nas redes sociais, destacando a importância do cuidado no uso das lentes.
De acordo com a Dra. Claudia Del Claro, as ceratites são as complicações mais comuns associadas ao uso incorreto das lentes de contato. “Essas infecções podem causar cicatrizes na córnea, limitar a visão e, em casos graves, levar à necessidade de transplante de córnea ou à perda do globo ocular”, explica a oftalmologista.
Os 10 Mandamentos para o uso seguro das lentes de contato
Estudos do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) indicam que entre 80% e 90% dos usuários de lentes de contato cometem erros no uso. No Brasil, os oftalmologistas relatam índices semelhantes, com falhas como o uso das lentes além do prazo de validade, a exposição à água do chuveiro, piscina ou mar, e a falta de higienização adequada.
A campanha Setembro Safira apresenta os "10 Mandamentos" para o uso correto das lentes de contato, seguindo orientações internacionais e validados pelo último consenso da Tear Film & Ocular Surface Society (TFOS). Entre as recomendações, destaca-se a orientação de não molhar as lentes com água de qualquer tipo, prática que poderia ter evitado a infecção de Lara. A cartilha completa pode ser acessada no site oficial da campanha.
“Ao longo desses quatro anos de campanha, vimos o quanto a disseminação dessas informações tem preservado a visão dos usuários. Nosso lema é: use bem para usar sempre. Queremos mostrar que pequenas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença na saúde ocular”, afirma a Dra. Claudia. A oftalmologista também compartilha essas informações em seu canal no YouTube, o maior do Brasil na área de oftalmologia, com quase 520 mil inscritos e 35 milhões de visualizações em vídeos educativos.