Foto: Secom / PMS
Em um esforço para reforçar a batalha contra a gripe em todo o país, o Ministério da Saúde anunciou em 1° de maio a expansão da campanha de vacinação contra an Influenza. Agora, a vacinação é recomendada para todos os cidadãos a partir dos 6 meses de idade. Essa medida representa um avanço na estratégia de imunização contra uma das doenças respiratórias mais comuns e potencialmente graves.
Tradicionalmente, a vacinação contra a gripe era direcionada principalmente a grupos considerados de risco, como idosos, gestantes, puérperas e pessoas com condições de saúde específicas. Segundo a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, "a decisão do Ministério de ampliar o alcance da vacinação reflete uma análise criteriosa da situação epidemiológica atual e da disponibilidade de vacinas".
A secretária estadual de Saúde destaca ainda que, além de continuar a vacinar os grupos prioritários, essa ampliação visa a redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante os meses de outono e inverno, períodos em que as doenças respiratórias são mais prevalentes.
Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia indicam que, somente em 2024, foram notificados 3.259 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) hospitalizados, representando um aumento superior a 11,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Na Bahia, a cobertura vacinal contra a Influenza é de cerca de 18,5%, com 886.592 doses aplicadas.