Foto: Lucas Moura
Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou o término da epidemia de dengue na cidade. Segundo dados do novo Informe Epidemiológico Semanal, divulgado pelo Centro de Operações de Emergências de Saúde Pública para a Dengue e outras arboviroses, a redução significativa nos indicadores da doença permitiu a revisão da classificação epidêmica decretada em fevereiro na capital baiana.
Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS, enfatizou os resultados das ações de combate à doença realizadas pela secretaria. "O combate às arboviroses sempre foi uma prioridade de nossa gestão. Por isso, desde o ano passado, temos investido em melhores condições de trabalho para nossos agentes de endemias e na estrutura do Centro de Controle de Zoonoses, para responder efetivamente em momentos críticos", afirmou.
A Mobilização Salvador Contra a Dengue, iniciada em 28 de fevereiro, coordenou ações entre várias secretarias municipais, como Limpurb, Defesa Civil (Codesal), Secretaria de Manutenção (Seman) e Guarda Civil (GCM), além da parceria com as Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha). O Centro de Controle de Zoonoses intensificou suas atividades, incluindo inspeção de imóveis, tratamento e eliminação de focos, uso de armadilhas e mutirões de limpeza.
O município registrou uma redução de mais de 50% no número de casos confirmados de dengue em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 825 registros até a 18ª semana epidemiológica. No entanto, Ana Paula Matos ressaltou a importância de manter a vigilância: "Não podemos baixar a guarda. Ainda estamos em risco, e devemos continuar atentos e atuantes em nossas tarefas diárias de combate ao mosquito."
Durante a Mobilização Salvador contra a Dengue, foram implantadas três Upinhas (Barris, Itapuã e Periperi) e capacitadas unidades da atenção básica para o manejo clínico da dengue, além da instalação de unidades sentinelas com atendimento aos fins de semana.
As denúncias e solicitações para inspeções e ações contra a dengue continuam sendo realizadas através do 156.