Animais de assistência emocional transformam a vida de pessoas autistas
Foto divulgação O uso de animais de assistência emocional (AAE) tem se mostrado cada vez mais importante para pessoas com Transtorno do Espectro Aut...
Já imaginou abastecer seu veículo e, ao mesmo tempo, contribuir para a realização de mamografias gratuitas para mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)? Esse é o objetivo do projeto "Meu Combustível Salva", liderado pela mastologista Carolina Argolo, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Bahia. Desde sua criação, o projeto já tornou realidade o exame para mais de 6 mil mulheres. Em 2024, durante a campanha do Outubro Rosa, o projeto, que conta com o apoio de revendedores da Shell na Bahia e em Sergipe, busca expandir sua atuação para outros estados.
Durante o mês de outubro, os motoristas que abastecerem em postos parceiros da campanha, identificados com faixas promocionais, recebem um desconto de R$ 0,20 por litro de combustível e, ao mesmo tempo, colaboram para que parte da receita seja destinada à realização de mamografias gratuitas. Os exames são realizados pelo Grupo Oncoclínicas, referência em diagnóstico e tratamento do câncer, garantindo qualidade e precisão nos laudos emitidos. Uma parte da renda arrecadada também é destinada ao Hospital Aristides Maltez, reconhecido pelo tratamento de câncer de mama para pacientes do SUS na Bahia.
Criado em 2021 por Carolina Argolo, o "Meu Combustível Salva" começou com a proposta de incentivar a prática de atividades físicas, onde cada caloria gasta pelos apoiadores se transformava em pontuação revertida em mamografias. A prática de exercícios regulares é uma das formas de reduzir o risco de câncer de mama e também auxilia no tratamento da doença.
A inclusão das redes de postos de combustíveis ampliou significativamente o impacto do projeto, permitindo que um número ainda maior de exames seja realizado. O acesso a mamografias anuais é crucial para o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando consideravelmente as chances de cura.
O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. Em 2023, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou mais de 73 mil novos casos da doença no país. Na Bahia, a previsão foi de 4,2 mil novos casos, com mais de mil mortes registradas.
Com essa iniciativa, o "Meu Combustível Salva" reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, oferecendo uma alternativa inovadora e solidária para promover a saúde feminina.
Foto divulgação O uso de animais de assistência emocional (AAE) tem se mostrado cada vez mais importante para pessoas com Transtorno do Espectro Aut...
Foto divulgação/ ASCOM Corpo e Mente Vitória da Conquista vai receber uma manhã especial de saúde e bem-estar com a edição 2025 da corrida de rua Pu...
Foto: Leonardo Rattes / Sesab GOVBA No Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, a Bahia destacou um dos maiores ciclos de investimentos públicos em saú...