Semana Brasileira do Aparelho Digestivo retorna à Bahia após 26 anos
Foto: Eduardo Serra De 21 a 24 de novembro, a Bahia será palco da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), o maior evento da América Lati...
Foto: Peu Accioly
A coordenação-geral do Planserv, sistema de assistência de saúde do Estado da Bahia, recebeu um comunicado da direção do Hospital da Bahia, informando sobre a suspensão dos atendimentos de urgência e emergência para seus beneficiários, a partir desta quinta-feira, 7 de novembro. A decisão foi tomada após um "redimensionamento da unidade", segundo o hospital, que alegou que a mudança se faz necessária para readequação dos serviços prestados.
De acordo com o comunicado, os atendimentos de urgência e emergência, que eram realizados pela unidade para os beneficiários do Planserv, serão descontinuados, afetando diretamente quem dependia desses serviços para situações emergenciais. No entanto, o hospital seguirá prestando outros serviços aos usuários do Planserv, como atendimentos ambulatoriais especializados em neurocirurgia, cirurgias torácicas, cardíacas, de cabeça e pescoço, cirurgias gerais do trato digestivo e oncológicas, além de tratamentos de radioterapia, cardiologia e oncologia. Exames como Ecocardiograma, Mapa, Holter e Eletroencefalograma também continuarão sendo realizados.
A direção do hospital afirmou que a mudança afeta apenas os atendimentos de urgência e emergência e que os pacientes que já deram entrada na unidade e estão sendo assistidos não sofrerão interrupção nos cuidados.
Em um pronunciamento, a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, lamentou a decisão, destacando a importância da parceria entre o Planserv e o Hospital da Bahia, que durou vários anos. "Foi uma decisão de mercado, em que não se levou em conta a importância do Planserv para a saúde suplementar local. Negociamos o quanto pudemos, mas a nova direção da unidade fez a opção de redução dos serviços, mesmo após tantos anos de parceria", afirmou Brito, evidenciando a dificuldade em manter o acordo diante das mudanças internas do hospital.
Em nota, a assessoria do Hospital da Bahia informou que "continua operando integralmente e prestando o usual serviço de excelência para a população. A unidade mantém investimento contínuo e significativo em sua estrutura de leitos, ambulatório e centro cirúrgico. No mês de outubro, por exemplo, inaugurou uma nova sala de hemodinâmica com equipamento de alta tecnologia. O hospital reforça seu compromisso com a população e a prestação de um serviço de saúde de qualidade e humanizado.
Sobre o Planserv, informamos que após meses de tratativas para solucionar um equilíbrio econômico, não foi possível chegar a um acordo e fez-se necessária uma alteração contratual. Nesse sentido, a partir do dia 07/11/2024 a unidade atenderá aos usuários do plano para situações eletivas e referenciadas, com prévia autorização. Não poderão ser mais realizados atendimentos de emergência.
Os beneficiários do Planserv podem consultar a lista completa de serviços ainda disponíveis no Hospital da Bahia por meio do site oficial do plano, que mantém atualizadas as informações sobre atendimentos e unidades credenciadas. A suspensão dos atendimentos de urgência e emergência gera preocupação entre os usuários, que terão que buscar alternativas para casos de emergência, já que a mudança impacta diretamente o acesso a esses serviços essenciais no momento de necessidade".
Foto: Eduardo Serra De 21 a 24 de novembro, a Bahia será palco da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), o maior evento da América Lati...
Uma parceria entre a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e o Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin, dá início à campanha "Novembro Ve...
Foto: iStock Uma descoberta inovadora feita pelo biomédico brasileiro Matheus Henrique Dias pode abrir novas possibilidades no combate ao câncer colorretal, o ...