Carnaval exige cuidados: consumo excessivo de álcool pode favorecer falhas renais
Fotos: Freepik e Acervo Pessoal No Carnaval de Salvador, o trio elétrico arrasta multidões, o sol eleva as temperaturas e o consumo de bebidas alcoólicas costu...
Foto: Lucas Meneses / GOVBA
Profissionais da Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secom-BA) participaram, no início desta semana, do Bloco da Doação, mobilização realizada na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador. A ação teve como foco estimular a doação de sangue no período que antecede o Carnaval, época em que os estoques costumam apresentar queda.
Nos meses de janeiro e fevereiro, as doações tendem a diminuir por conta de viagens e festas, enquanto a demanda por transfusões aumenta, especialmente durante o Carnaval, quando cresce o número de acidentes e atendimentos de emergência na rede de saúde.
De acordo com a coordenadora de Captação de Doadores da Hemoba, Margareth Mascarenhas, cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. Ela destaca que a mobilização de servidores públicos e da sociedade é fundamental para manter os estoques em níveis seguros neste período.
A servidora Vanderleia Mendonça, que participou da ação, ressaltou a importância do gesto. “Cada ato de doação pode ajudar outras pessoas e salvar vidas”, afirmou.
Ações especiais e programação no Carnaval
Durante o período carnavalesco, entre os dias 12 e 18 de fevereiro, a Hemoba manterá atendimento na capital e no interior, com horários especiais, para garantir a manutenção dos estoques.
Em Salvador, na quinta-feira (12), todas as unidades funcionam normalmente. Na sexta (13), haverá atendimento no Hemocentro Coordenador (7h30 às 18h), no posto temporário do Shopping Bela Vista (9h às 18h) e no hemóvel, no Salvador Shopping (8h às 17h). As demais unidades da capital permanecem fechadas.
No sábado (14), o Hemocentro Coordenador funciona das 7h30 às 16h30; o posto do Shopping Bela Vista, das 9h às 18h; e o hemóvel, das 8h às 17h. No domingo (15), todas as unidades da capital estarão fechadas.
Na segunda-feira (16), o Hemocentro Coordenador atende das 7h30 às 18h e o posto do Bela Vista, das 9h às 18h. Na terça-feira (17), o atendimento ocorre no Hemocentro das 7h30 às 16h30. Na Quarta-feira de Cinzas (18), as unidades retomam o funcionamento a partir das 12h, exceto as localizadas no Hospital Ana Nery e no Hospital Irmã Dulce (OSID), que não abrirão.
No interior do estado, as unidades funcionam normalmente nos dias 12 e 13. No sábado (14), abrem apenas as unidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. Nos dias 15 e 17, as unidades permanecem fechadas. Na segunda-feira (16), não haverá atendimento em Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Itapetinga e Seabra. No dia 18, o atendimento no interior será retomado a partir das 14h.
A Hemoba reforça que a doação de sangue é um gesto simples, seguro e essencial para salvar vidas, especialmente em períodos de grande demanda como o Carnaval.
Fotos: Freepik e Acervo Pessoal No Carnaval de Salvador, o trio elétrico arrasta multidões, o sol eleva as temperaturas e o consumo de bebidas alcoólicas costu...
Fotos: Governo de São Paulo e Ricardo Stuckert / PR A partir desta segunda-feira (8), profissionais de saúde que atuam na atenção primária do Sistema Único de ...
Foto: Reprodução / Site Cristália Depois de 25 anos de pesquisa, a professora Tatiana Coelho de Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apre...