Foto: Ascom FJS
Na manhã da última sexta-feira (4), o centro obstétrico do Hospital Santo Amaro, em Salvador, foi palco de uma cena comovente: o nascimento da pequena Elisabeth, acompanhado de forma especial por seu pai, Tiago Anselmo Pereira Maciel, que é deficiente visual. A experiência sensorial foi possível graças à sensibilidade e iniciativa do médico obstetra José Tavares, que conduziu o parto com uma abordagem inclusiva e personalizada.
Tiago perdeu a visão devido ao agravamento de um glaucoma. Ao saber da condição do pai durante o pré-natal, o médico decidiu oferecer mais do que apenas assistência técnica. “Narramos com detalhes os sinais da dilatação, os movimentos da equipe, a posição do bebê, até o momento exato do nascimento”, contou o obstetra.
A iniciativa emocionou os pais. “Eu e minha esposa nos emocionamos muito, foi tudo lindo e maravilhoso”, declarou Tiago, ainda em êxtase com a chegada da filha. Mãe e bebê estão bem e devem receber alta nos próximos dias.
Reconhecida por sua atuação acolhedora, a instituição reforça, com ações como essa, sua missão de promover saúde com empatia, respeito e inclusão.