Saúde

Nova tecnologia promete avanços no tratamento do câncer de próstata

Nova tecnologia promete avanços no tratamento do câncer de próstata
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

30/09/2024 12:30pm

O urologista Nilo Jorge Leão, coordenador do Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica (IBCR), está em Madri participando de uma imersão em torno de uma tecnologia inovadora no combate ao câncer de próstata: a eletroformação irreversível, conhecida como Nano Knife. Este novo método, minimamente invasivo, oferece uma abordagem promissora ao preservar a potência sexual e a continência urinária dos pacientes, além de reduzir o tempo de recuperação.

A técnica consiste na punção da próstata, guiada por ultrassonografia transperineal, onde são inseridas antenas que conduzem energia elétrica, promovendo uma "queimadura" controlada na área afetada pelo tumor. O procedimento é indicado para casos iniciais de câncer de próstata e para tumores unilaterais, o que reforça a importância do diagnóstico precoce da doença. A recuperação é rápida, com alta hospitalar no mesmo dia da intervenção.

Embora recente no Brasil, a tecnologia já está em uso no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Dr. Nilo Jorge Leão se prepara para trazer a técnica a Salvador e, para isso, participou de uma imersão na Clínica Universidad de Navarra, sob a orientação do renomado urologista Bernardino Lopez, referência mundial no uso do Nano Knife no tratamento do câncer de próstata. "Estamos constantemente buscando novas ferramentas que possam oferecer tratamentos menos invasivos e mais eficazes para os nossos pacientes", afirmou Dr. Nilo.

A expectativa é que o avanço dessa tecnologia no Brasil possibilite diagnósticos mais eficazes e tratamentos com menor impacto na qualidade de vida dos pacientes.