Animais de estimação passam a integrar a rotina de cuidado das famílias
Acervo Dolce Pet O Brasil ocupa hoje a terceira posição no ranking mundial de países com maior número de animais domésticos. São cerca de 149,6 milhões de...
Nos últimos meses, o Lipedema tem ganhado notoriedade nas discussões sobre saúde no Brasil, destacando-se especialmente nas redes sociais após relatos de artistas, como Yasmin Brunet, durante sua participação no Big Brother Brasil. Apesar de ter sido descrito pela primeira vez em 1940, o Lipedema permaneceu por muito tempo desconhecido no meio médico. No entanto, estudos recentes revelam que é uma condição prevalente, afetando cerca de 10-12% da população feminina brasileira.
Trata-se de uma condição crônica que se manifesta principalmente em mulheres, caracterizada pelo acúmulo doloroso e simétrico de gordura, predominantemente nos membros inferiores e, em alguns casos, nos braços. Esta gordura se comporta de maneira diferente da gordura comum, frequentemente resistindo a métodos tradicionais de perda de peso, como dieta e exercício físico, e pode causar hematomas espontâneos.
A Dra. Alessandra Morais, especialista na área, ressalta que a falta de conhecimento sobre o Lipedema resulta em atrasos significativos no diagnóstico, chegando a 10 a 15 anos após o início dos sintomas.
Com o intuito de abordar essa lacuna de conhecimento e promover uma compreensão mais ampla da doença entre os profissionais de saúde, foi realizado, no último sábado, dia 20 de abril, o "I Lipedema Bahia Meeting", na Associação Bahiana de Medicina, em Ondina. Sob a coordenação dos médicos Ricardo Ferraz, Alessandra Morais e Gilmar Santos, o evento foi pioneiro na Bahia e um dos primeiros no Brasil a se concentrar exclusivamente no Lipedema.
O encontro destacou a importância da abordagem multidisciplinar no tratamento do Lipedema, reunindo médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos. Dr. Ricardo Ferraz enfatiza que essa abordagem é fundamental devido à frequente associação do Lipedema com outras condições, exigindo um trabalho coordenado em equipe para um tratamento eficaz.
O "I Lipedema Bahia Meeting" alcançou seu objetivo ao proporcionar oportunidades para que mais profissionais se capacitem e possam oferecer um tratamento adequado para as mulheres que sofrem com essa condição. Este evento representa um avanço significativo na conscientização e no conhecimento sobre o Lipedema no Brasil.

Acervo Dolce Pet O Brasil ocupa hoje a terceira posição no ranking mundial de países com maior número de animais domésticos. São cerca de 149,6 milhões de...
📷 Freepik Com a chegada do verão, cresce também a busca por resultados rápidos na academia — e, com ela, o uso irregular de anabolizantes. Dados da ...
Foto: Divulgação / CCO / HOEB O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade 100% SUS administrada pelo Einstein, deu mais um passo na modernização d...