Um hospital de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, utilizou uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio para tratar um bebê de 3 meses diagnosticado com bronquiolite. O improviso foi confirmado pela prefeitura e pela direção do hospital através de uma nota técnica.
O incidente ganhou destaque nesta terça-feira, 11, após imagens do dispositivo improvisado circularem amplamente nas redes sociais. A criança foi admitida no hospital no sábado, 8, apresentando sintomas como desconforto respiratório, congestão nasal, febre, vômitos e diarreia.
A direção do hospital informou que, diante da gravidade do caso, solicitou urgentemente a transferência do bebê para uma unidade com UTI pediátrica. Enquanto aguardavam a transferência, a embalagem de bolo foi utilizada como uma solução temporária para fornecer oxigênio à criança, funcionando como um 'leito semi-intensivo'.
A Prefeitura de Santa Cruz destacou que o hospital não é especializado em urgência materno-infantil. A médica plantonista improvisou a solução para garantir que o bebê recebesse o atendimento necessário até a transferência para um leito de UTI fosse possível.
Na manhã desta terça-feira, o bebê foi transferido para o Hospital Varela Santiago, em Natal, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).