Foto: Divulgação / HGRS
O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, será palco, neste sábado (1º), do Glioblastoma Day, simpósio dedicado à discussão de novas perspectivas no diagnóstico e tratamento do glioblastoma, o tipo mais comum e agressivo de tumor cerebral maligno em adultos. O evento acontece a partir das 8h, no auditório do edifício anexo da instituição, reunindo profissionais e estudantes da área da saúde.
Promovido pelo Serviço de Neurocirurgia do HGRS, o encontro tem como foco o compartilhamento de atualizações clínicas e cirúrgicas, abordando aspectos diagnósticos e terapêuticos da doença. Entre os temas em pauta, estarão também terapias off-label, que, embora ainda careçam de validação científica ampla, têm apresentado resultados promissores no enfrentamento do glioblastoma
"O glioblastoma continua sendo um dos maiores desafios da neuro-oncologia moderna. Avançamos em técnicas cirúrgicas e terapias complementares, mas ainda buscamos ampliar as possibilidades de tratamento e a qualidade de vida dos pacientes”, destaca o neurocirurgião Leonardo Avellar, chefe do Serviço e da Residência de Neurocirurgia do HGRS.
O simpósio contará com apresentações conduzidas por internos do Estágio de Neurocirurgia do HGRS, sob a orientação de preceptores da instituição e de convidados externos. A iniciativa reforça o compromisso do hospital com a formação médica de excelência, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e prática assistencial.
Com uma programação científica abrangente, o Glioblastoma Day propõe uma abordagem multidisciplinar sobre o manejo do tumor, discutindo desde o diagnóstico precoce até as fronteiras terapêuticas mais recentes, incluindo radioterapia, quimioterapia e terapias-alvo em desenvolvimento.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: bit.ly/3WXsiOy.