Saúde

Hospital Casa de Retiro e SENAI CIMATEC firmam parceria para inovação em saúde

Acordo permitirá pesquisas e testes de novas soluções na estrutura hospitalar localizada no Horto Florestal.

Hospital Casa de Retiro e SENAI CIMATEC firmam parceria para inovação em saúde
Da Redação

Da Redação

17/09/2026 2:09pm

Foto: Divulgação

O Hospital Casa de Retiro São Francisco (HCRSF) e o SENAI CIMATEC firmaram, na terça-feira (15), um acordo de cooperação voltado ao desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e novos modelos de atendimento em saúde. A parceria aproxima a experiência assistencial da unidade hospitalar da estrutura científica e de engenharia do centro tecnológico.

A cerimônia foi realizada no HCRSF, no Horto Florestal, em Salvador, com representantes do hospital e do Sistema FIEB. Pelo acordo, a estrutura dedicada à reabilitação poderá receber projetos de pesquisa aplicada, testes de tecnologias e atividades de extensão, conectando pacientes, profissionais de saúde e pesquisadores.

Entre as possibilidades discutidas estão soluções voltadas à reabilitação, à robótica e à gestão da saúde no setor industrial. A cooperação também pretende desenvolver iniciativas para prevenir incapacidades, recuperar a capacidade funcional de trabalhadores e aprimorar a utilização dos recursos assistenciais. O SESI e outras áreas do Sistema FIEB poderão participar dos projetos.

Instalado em uma propriedade de 36 mil metros quadrados, o Hospital Casa de Retiro São Francisco atua com cuidado de transição, reabilitação e cuidados paliativos. Com o acordo já em vigor, as instituições iniciam agora a definição dos primeiros projetos que serão desenvolvidos conjuntamente.