O Grupo Sabin se tornou a primeira empresa brasileira a ser agraciada com o Visionary Awards, na categoria de Liderança e Governança de Empresa Privada. O prêmio foi entregue nesta segunda-feira (30), durante o WCD Global Institute, realizado em Orlando, nos Estados Unidos. Concedido pela Women Corporate Directors Foundation (WCD), organização que reúne as mulheres mais influentes do mundo corporativo, o prêmio reconheceu a liderança feminina, a estratégia de longo prazo, os altos padrões éticos e o compromisso com a comunidade que norteiam a atuação do Grupo Sabin.
Fundado há 40 anos por Sandra Soares Costa e Janete Vaz, o Grupo Sabin contraria a estrutura organizacional tradicional ao promover a equidade de gênero. Na empresa, 77% dos colaboradores são mulheres, que ocupam 74% dos cargos de gestão. Além disso, 44% das colaboradoras são mulheres negras, das quais 34% exercem posições de liderança.
O reconhecimento chega em um momento de expansão e diversificação do Grupo Sabin. Desde 2010, quando as fundadoras decidiram ampliar as operações para outros estados, a empresa estruturou um modelo de governança robusto, que incluiu a criação de um Conselho de Administração em 2014. A presidência executiva foi transferida para Lídia Abdalla, bioquímica que iniciou sua carreira como trainee na empresa.
Nos últimos 10 anos, o Sabin consolidou sua presença em 78 cidades, distribuídas por 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, e diversificou seus negócios, transformando-se em um dos principais players do setor de medicina diagnóstica no Brasil. “A empresa saiu de um faturamento de R$ 350 milhões para alcançar R$ 1,6 bilhão em 2023. Isso prova que uma empresa com alma feminina é totalmente capaz de entregar resultados econômicos sólidos, alinhados à sua cultura e valores, além de inspirar outras empreendedoras”, afirmou Sandra Costa, presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin.
O Sabin também se destaca por seu compromisso com o empoderamento feminino. Foi a primeira empresa da América Latina a aderir ao Pacto Global da ONU, em 2007, e se comprometeu com os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres. A empresa apoia iniciativas como o Elas Lideram 2030, o Movimento Mulher 360 e o WeConnect, que promovem a liderança feminina e o empreendedorismo de mulheres.
“Nós oferecemos oportunidades para que as mulheres cresçam e realizem seus sonhos. Quando começamos, em 1984, não havia muitas referências de mulheres empreendedoras. Hoje, temos orgulho de ver que nossa trajetória está enraizada em valores que geram impactos positivos em 15 estados do Brasil”, concluiu Sandra.