Saúde

Exercícios aeróbicos podem ajudar na prevenção do Alzheimer, aponta estudo

Exercícios aeróbicos podem ajudar na prevenção do Alzheimer, aponta estudo
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

27/03/2025 4:45pm

Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), revelou que a prática regular de exercícios aeróbicos – como caminhada, corrida, natação, ciclismo e dança – pode desempenhar um papel importante na prevenção do Alzheimer. A descoberta traz uma nova esperança na luta contra a doença neurodegenerativa, que afeta milhões de pessoas no mundo ao causar perda de memória, confusão e comprometimento cognitivo progressivo.

Os pesquisadores focaram no hipocampo, região do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado, e identificaram que atividades aeróbicas ajudam a proteger e até mesmo a regenerar células cerebrais. “Quando feitos corretamente e com orientação, os exercícios podem ser aliados poderosos no combate ao Alzheimer e a outras doenças”, explica Allan Lacerda, coordenador da Rede Alpha Fitness.

O estudo apontou que a prática regular de exercícios aeróbicos reduz a inflamação cerebral em até 68%, um fator essencial para a preservação da saúde cognitiva. Além disso, os pesquisadores observaram uma melhora na conectividade entre as células cerebrais, resultando em melhor equilíbrio e coordenação no cérebro envelhecido. Isso indica que o exercício não apenas protege as células nervosas, mas também pode ajudar a restaurar funções prejudicadas pelo envelhecimento, contribuindo para a prevenção do Alzheimer e de outras doenças neurodegenerativas.

“A atividade física regular traz inúmeros benefícios para a saúde, como a redução de dores, melhora da função articular, controle do diabetes e prevenção de doenças cardíacas. Agora, com essa pesquisa, temos mais evidências de que o exercício também pode retardar a progressão do Alzheimer e preservar as funções cerebrais por mais tempo”, destaca Lacerda.