Saúde

"Diálogos de Impacto" promove em Salvador discussões sobre Comunicação Suplementar e Seletividade Alimentar no contexto do autismo

"Diálogos de Impacto" promove em Salvador discussões sobre Comunicação Suplementar e Seletividade Alimentar no contexto do autismo
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

16/04/2025 4:17pm

Foto: Divulgação

A cidade de Salvador recebe, no dia 26 de abril, a primeira edição do “Diálogos de Impacto”, iniciativa do LightHouse Hub que propõe ampliar o debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus impactos na comunicação e na alimentação. O evento será realizado a partir das 8h, na sede do hub de inovação, localizada no Edifício Civil Towers, no Costa Azul, com inscrições abertas pelo link abre.ai/mvMG.

Com foco na Comunicação Suplementar Alternativa (CAA) e na Seletividade Alimentar, o encontro reúne educadores, terapeutas, profissionais da saúde, pais e cuidadores, em uma programação dividida em dois blocos temáticos — um dedicado a soluções tecnológicas para comunicação e outro sobre como a seletividade alimentar afeta o bem-estar, a saúde mental e a inclusão social.

Entre os palestrantes confirmados estão a professora Dra. Mamary Lopes, especialista em Neuropsicologia e Educação Inclusiva, Ronaldo Cohin, fundador da Jade, plataforma que usa jogos no desenvolvimento de crianças neurodivergentes e Viviane Mateó, fonoaudióloga com experiência em distúrbios da fala, linguagem e dificuldades alimentares

De acordo com dados do Censo da Pessoa com Autismo de Salvador, a cidade conta atualmente com cerca de 4.249 crianças diagnosticadas com TEA. Nesse contexto, a proposta do “Diálogos de Impacto” é não apenas trocar experiências, mas também buscar soluções aplicáveis à rotina das famílias e profissionais envolvidos com o tema. “É essencial que criemos espaços como o ‘Diálogos de Impacto’ para discutir temas tão relevantes. A inclusão e a promoção de hábitos saudáveis são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e integrada”, destaca Lara Morel, CEO do LightHouse Hub.

O evento inaugura um ciclo de encontros que, nos próximos meses, abordará outras questões relevantes nas áreas da educação, saúde e desenvolvimento social.