Saúde

Avanços no tratamento das doenças inflamatórias intestinais são destaque em simpósio em Salvador

Avanços no tratamento das doenças inflamatórias intestinais são destaque em simpósio em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

30/07/2024 4:30pm

Durante a 5ª edição do Simpósio Interdisciplinar de Doenças Inflamatórias Intestinais, realizado no Hotel Wyndham Salvador Hangar Aeroporto, o renomado cirurgião coloproctologista Dr. Paulo Kotze destacou as novas terapias que prometem beneficiar significativamente os portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). O evento, que aconteceu no último fim de semana, reuniu especialistas para discutir os avanços no tratamento dessas doenças.

Dr. Kotze, membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e primeiro cirurgião brasileiro a integrar a International Organization for the Study of Inflammatory Bowel Disease (IOIBD), abordou os novos medicamentos biológicos que estão em fase final de pesquisa e aguardam aprovação da Anvisa. Esses tratamentos, aplicados por via parenteral, intravenosa e subcutânea, mostram eficácia de até 70% e apresentam menos efeitos colaterais em comparação às terapias convencionais.

“Essas evoluções impactam positivamente a qualidade de vida dos pacientes, proporcionando alívio dos sintomas, melhor qualidade do sono, possibilidade de praticar atividades físicas e, consequentemente, uma vida mais saudável e plena – exatamente o que todos os pacientes que sofrem com essas doenças desejam”, afirmou Dr. Kotze.

Entre os novos tratamentos discutidos, destacam-se os medicamentos que bloqueiam a anti-interleucina 23, como Mirikizumabe e Guselcumabe, destinados ao tratamento da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa. Dr. Rogério Saad, Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Botucatu, em São Paulo, foi um dos especialistas a abordar esses medicamentos.

Também foram apresentados as pequenas moléculas de uso oral, como Ozanimode e Upadacitinibe, discutidas respectivamente pelo Dr. Aderson Damião, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Dra. Eloá Morsoletto, Sócia Fundadora do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal no Brasil (GEDIIB).

O Simpósio Interdisciplinar de Doenças Inflamatórias Intestinais (SIDII), que comemora dez anos de existência e está em sua 5ª edição, é organizado por uma comissão composta pelas pediatras Dra. Luciana Silva e Dra. Elizete Lomazi, e pelos gastroenterologistas Dr. Marco Zerôncio, Dr. José Miguel Parente e Dra. Genoile Santana, Diretora Técnica da CliaGEN - Clínica de Atenção em Gastroenterologia, Especialidades e Nutrição. O evento tem sido fundamental para promover a troca de conhecimentos e atualizações na área, trazendo esperança para pacientes e profissionais da saúde.