Semana Brasileira do Aparelho Digestivo retorna à Bahia após 26 anos
Foto: Eduardo Serra De 21 a 24 de novembro, a Bahia será palco da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), o maior evento da América Lati...
A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Bahia) promoveu, na última terça-feira (8), a 8ª edição do Fórum de Saúde 360⁰, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. O evento, com ingressos esgotados, reuniu profissionais de recursos humanos, líderes empresariais e especialistas em saúde para discutir temas cruciais como depressão, vício em jogos de azar e a síndrome de Burnout, que afeta cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).
Com foco em cinco dimensões de bem-estar — mental, física, financeira, social e espiritual — a edição 2024 do Fórum destacou a importância dessas áreas no ambiente corporativo. "Planejamos essa edição com muito cuidado, e o sucesso foi além das expectativas, com 220 inscritos que confiam na relevância dessa pauta para promover melhorias em suas organizações", comemorou Daniela Facchinetti, vice-presidente da ABRH Bahia.
O evento foi além da tradicional abordagem sobre saúde física e mental, apresentando discussões sobre saúde financeira e espiritual. A primeira, essencial para garantir a estabilidade e o bem-estar do colaborador, foi tratada como um fator que influencia diretamente a qualidade de vida, visto que dificuldades econômicas podem limitar o acesso a cuidados de saúde. Já a saúde espiritual, associada à fé e à religiosidade, foi reconhecida como uma dimensão relevante para o bem-estar integral.
Um dos momentos mais esperados foi a palestra de encerramento, ministrada por Izabela Camargo, especialista em comunicação, que abordou a preservação da saúde mental no ambiente de trabalho. Em sua apresentação, Izabela trouxe o conceito de "Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da Saúde Mental", destacando a necessidade de ferramentas para proteger a mente dos profissionais, assim como EPIs físicos, como capacetes e luvas, protegem de riscos materiais.
Ela também reforçou a importância da comunicação eficaz para a saúde no ambiente corporativo. “As pessoas estão adoecendo por falta de comunicação. Precisamos atualizar a forma como nos comunicamos para promover um ambiente mais saudável”, afirmou.
O Fórum de Saúde 360⁰ segue consolidado como um espaço de discussão essencial para empresas que buscam melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos seus colaboradores, ampliando a visão sobre saúde no ambiente de trabalho.
Foto: Eduardo Serra De 21 a 24 de novembro, a Bahia será palco da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), o maior evento da América Lati...
Uma parceria entre a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e o Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin, dá início à campanha "Novembro Ve...
Foto: iStock Uma descoberta inovadora feita pelo biomédico brasileiro Matheus Henrique Dias pode abrir novas possibilidades no combate ao câncer colorretal, o ...