Salvador

Estudantes do Colégio Antônio Vieira ganham prata e bronzes na Olimpíada Nacional de História

Instituição de Salvador chegou à final nacional com 33 estudantes em 11 equipes e conquistou uma medalha de prata e duas de bronze

Estudantes do Colégio Antônio Vieira ganham prata e bronzes na Olimpíada Nacional de História
Da Redação

Da Redação

02/09/2026 1:06pm

Foto: Divulgação 


O Colégio Antônio Vieira, em Salvador, encerrou a edição 2026 da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) com o melhor desempenho entre as instituições baianas. Na final realizada nos dias 29 e 30 de agosto, estudantes do colégio conquistaram uma medalha de prata e duas de bronze. Outras oito equipes receberam medalhas de cristal, destinadas aos grupos finalistas da competição.

A participação deste ano também foi a maior do Vieira desde sua estreia na olimpíada, em 2018. Ao todo, 33 estudantes chegaram à etapa nacional, distribuídos em 11 equipes. Promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB começou em maio e registrou mais de 64 mil equipes inscritas, submetidas a cinco fases eliminatórias. O tema da edição foi “Mulheres Cientistas, Mulheres na Ciência”.

O colégio também acumulou premiações na etapa estadual. Entre 552 equipes concorrentes na Bahia, foram conquistadas 12 medalhas: duas de ouro, duas de prata e oito de bronze. As equipes premiadas reuniram alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Segundo o diretor-geral do Vieira, Sérgio Silveira, o desempenho está relacionado ao estímulo ao estudo da História dentro da formação acadêmica dos alunos. Desde 2018, a instituição soma, de acordo com o próprio colégio, 28 medalhas na ONHB. Criada em 2009, a olimpíada é um projeto de extensão da Unicamp voltado a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, organizados em equipes de três alunos e um professor de História.