Mundo

Segundo dia de conclave começa com fumaça preta

Segundo dia de conclave começa com fumaça preta
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

08/05/2025 1:58pm

Foto: Vatican News

A chaminé da Capela Sistina voltou a expelir fumaça preta na manhã desta quinta-feira (8), indicando que os cardeais reunidos no Vaticano ainda não chegaram a um consenso sobre o novo papa. Este é o segundo dia do conclave, iniciado na quarta-feira (7), após a missa Pro Eligendo Pontifice celebrada na Basílica de São Pedro.

Nesta manhã, foram realizados dois turnos de votação, mas a fumaça escura revelou que nenhum cardeal recebeu os dois terços necessários dos votos — ou seja, 89 dos 133 votos possíveis. Outros dois momentos podem ter emissão de fumaça ainda hoje, ambos no horário de Brasília: às 12h30 (somente se for branca, sinalizando que um novo papa foi escolhido) e às 14h.

Os 133 cardeais votantes se reuniram na Capela Sistina pela primeira vez ontem, quando apenas uma votação aconteceu. Os ritos até a emissão da fumaça duraram cerca de 3h20. Todos os cardeais fizeram um juramento de sigilo e permanecem em regime de isolamento durante o processo.

Caso não haja consenso até o quarto dia de votação, é feita uma pausa para oração e diálogo entre os eleitores. As sessões são retomadas no sexto dia e seguem até o 12º, com possibilidade de novas pausas no sétimo e décimo dias. Se após 12 dias não houver decisão, o sistema muda: os cardeais passam a escolher entre os dois mais votados no 34º escrutínio, ainda mantendo-se o quórum mínimo de dois terços.