Mundo

Brasileiro pode ter surfado a primeira onda de 100 pés da história em Nazaré

Brasileiro pode ter surfado a primeira onda de 100 pés da história em Nazaré
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

19/10/2025 8:27pm

Foto: Arquivo Pessoal

O surfista brasileiro Vinicius “Vini” dos Santos, natural de Santa Catarina, pode ter surfado a maior onda já registrada na história. Um estudo científico apresentado recentemente na Universidade de Cantabria, na Espanha, apontou que a onda surfada por Vini, em 25 de fevereiro de 2022, em Nazaré (Portugal), teria atingido 29,68 metros (97,37 pés) — superando o recorde atual do alemão Sebastian Steudtner, que é de 26,21 metros (86 pés), registrado no mesmo local em 2020.

A pesquisa foi conduzida pelo oceanógrafo Douglas Nemes, que utilizou um modelo matemático combinando a altura do atleta com imagens tridimensionais da sequência. O método envolveu técnicas avançadas de trigonometria e modelagem 3D, em que o surfista é usado como referência espacial para estimar a altura da onda. Segundo Nemes, o cálculo é repetido mais de 100 vezes, comparado a um banco de dados com mais de 700 medições feitas em Nazaré, o que garante alto grau de precisão. O estudo foi reapresentado durante o congresso mundial de oceanografia, realizado no início deste mês na Espanha, e reacendeu o debate entre especialistas sobre os limites do surfe de ondas gigantes.

Agora, Vini dos Santos aguarda novas análises independentes conduzidas por outros especialistas em oceanografia, etapa necessária para reforçar a confiabilidade dos dados e possibilitar a homologação do recorde junto ao Guinness World Records. Caso seja confirmado, o feito colocará o Brasil no topo mundial do surfe de ondas gigantes e consolidará Nazaré como o epicentro desse fenômeno natural que desafia os limites do esporte e da ciência.