Mundo

Brasil e Angola fortalecem laços com criação de Hub de Startups

Acordo prevê missões bilaterais de inovação, aceleração de empresas e intercâmbio de conhecimento

Brasil e Angola fortalecem laços com criação de Hub de Startups
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

24/09/2025 8:15pm

Foto divulgação 


A economia criativa e a nova indústria do conhecimento ganham um novo corredor entre Luanda e São Paulo. O INAPEM de Angola e o Clapi Club do Brasil, fundado por Daniel Cavaretti e Clara Medeiros, firmaram um Memorando de Entendimento para criar um Hub de Startups em Angola e organizar missões bilaterais voltadas à inovação, aceleração e internacionalização de pequenas e médias empresas.


O projeto prevê visitas técnicas, transferência de conhecimento e a realização de eventos internacionais de empreendedorismo nos dois países, reunindo investidores, empresários, academia e governos. O Hub funcionará como polo de incubação e soft-landing, integrado aos programas estratégicos do INAPEM nas áreas de turismo, saúde, educação e inovação.


A cooperação também envolve a dimensão pública da inovação. Entre 28 de setembro e 5 de outubro, uma missão angolana estará em São Paulo para atividades ligadas ao jornalismo cidadão e comunicação comunitária. Já no dia 23 de outubro, um painel reunirá representantes do INAPEM e do Clapi Club para definir os primeiros projetos de aceleração e internacionalização.


Segundo Daniel Cavaretti, o movimento busca abrir novas rotas de desenvolvimento e valor compartilhado. “A aproximação Brasil–África abre espaço para co-criar, respeitar histórias e culturas e gerar oportunidades em territórios ainda pouco explorados”, afirma o empreendedor.