Conexão São Paulo, por Matheus Pastori

São Paulo celebra 150 anos da imigração italiana no Brasil

Apenas o estado paulista tem entre 15 a 20 milhões de descendentes daquela população europeia

São Paulo celebra 150 anos da imigração italiana no Brasil
Matheus Pastori, de São Paulo

Matheus Pastori, de São Paulo

21/02/2024 11:00pm

A cidade de São Paulo será colorida, a partir desta quarta-feira (21) até o próximo dia 28, com as cores da bandeira italiana como forma de comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Alguns dos locais icônicos que serão iluminados pelas cores vermelha, verde e branca são o Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, na Zona Oeste; o Edifício Matarazzo, o Viaduto do Chá, o Pátio do Colégio, e a biblioteca Mário de Andrade, no Centro da cidade; a estação de metrô Trianon Masp e o Consulado Geral da Itália, na Avenida Paulista, Região Central.

Em 21 de fevereiro de 1874, no estado do Espírito Santo, 386 italianos de chegaram a bordo do vapor La Sofia procurando melhores condições de vida. Atualmente, segundo o Consulado do país europeu, apenas o estado de São Paulo abriga entre 15 e 20 milhões de descendentes; já cerca de 345 mil brasileiros têm cidadania italiana reconhecida.

Esta herança fica evidente no cotidiano, principalmente à mesa dos paulistas: pães, mortadela, vinhos, massas e, talvez, o mais famoso e consumido dos pratos à moda italiana: a pizza.

** Entre em contato com a Coluna através do e-mail [email protected]