Conexão São Paulo

Papa Francisco aprova canonização de Carlo Acutis, o "santo de calça jeans e tênis"

Web designer morreu de leucemia aos 15 anos e era conhecido por sua devoção à fé católica

Papa Francisco aprova canonização de Carlo Acutis, o "santo de calça jeans e tênis"
Matheus Pastori

Matheus Pastori

01/07/2024 10:00pm

O papa Francisco e os cardeais que compõem a Cúria Romana aprovaram, nesta segunda-feira (1º), a canonização de Carlo Acutis. Ele será o primeiro millennial (geração dos nascidos entre 1981 e 1996) a ser santificado na história da Igreja Católica; o rapaz já é considerado o primeiro "santo de calça jeans e tênis". 

A data da canonização do beato ainda não foi definida, mas a expectativa é que ela ocorra em 2025. Além de Acutis, outros 14 outros nomes também foram aprovados para a canonização durante o Consistório Público Ordinário de Cardeais, presidido pelo papa.


A cerimônia é uma formalidade. Nela, foram lidos um breve resumo sobre a vida e os milagres, que já tinham sido previamente reconhecidos pela Igreja, das 15 pessoas levadas em consideração - após isso, o Consistório votou e aprovou a canonização.

Nascido em 1991 de pais italianos, em Londres, Carlo foi um web designer que morreu vítima de leucemia aos 15 anos, em Monza, na Itália. Ele era conhecido por sua devoção à fé católica, em especial pelas aparições marianas - ocasiões que catalogou em um site que ele mesmo idealizou. 

O corpo do adolescente, perfeitamente conservado, encontra-se exposto em uma igreja de Assis, cidade italiana em que Carlo viveu.