Conexão São Paulo, por Matheus Pastori

Morre o criador de 'Dragon Ball', série anime que marcou gerações ao redor do mundo

Em uma entrevista, Asahi Toriyama disse “não ter ideia" de como Dragon Ball se tornou tão popular

Morre o criador de 'Dragon Ball', série anime que marcou gerações ao redor do mundo
Matheus Pastori, de São Paulo

Matheus Pastori, de São Paulo

09/03/2024 1:05am

Akira Toriyama, criador do mundialmente amado mangá e anime 'Dragon Ball', faleceu aos 68 anos, vítima de um hematoma subdural - um acúmulo de sangue no crânio -, anunciou sua produtora em um comunicado nesta sexta-feira (8). Segundo o anúncio, o artista faleceu em 1º de março, e apenas sua família e poucos amigos compareceram ao seu funeral.

A franquia, que apareceu pela primeira vez na revista Weekly Shonen Jump em 1984, popularizou a arte japonesa de quadrinhos no exterior, e acompanha o protagonista Goku em seu treinamento de artes marciais e busca pelas famosas Esferas do Dragão, que têm poder de invocar uma criatura que concede desejos.

O mangá vendeu mais de 260 milhões de cópias em todo o mundo e, além da série de televisão no estilo anime, gerou jogos de videogame de sucesso além de um filme live-action.

Toriyama anda tinha obras incompletas no momento de sua morte. Nascido em Nagoya, no Japão, em 1955, o artista entrou no mundo dos quadrinhos no início dos anos 1980. Em uma entrevista de 2013 ao jornal japonês Asahi, Toriyama disse que “não tinha ideia" de como Dragon Ball se tornou tão popular ao redor do mundo.

Ele descreveu a série como um milagre, "dado como ela ajudou alguém como eu, que tem uma personalidade difícil e complicada, a fazer um bom trabalho e ser aceito pela sociedade".

** Entre em contato com a Coluna através do e-mail [email protected]