Conexão São Paulo, por Matheus Pastori

Grupo Globo cria ferramenta de IA e atualiza princípios editoriais

Documento rege a conduta de todas as empresas e profissionais do conglomerado de comunicação

Grupo Globo cria ferramenta de IA e atualiza princípios editoriais
Matheus Pastori

Matheus Pastori

30/06/2024 12:45am

O Grupo Globo anunciou atualizações em seus Princípios Editoriais, um dos mais importantes documentos que norteiam a atividade do jornalismo profissional da última década. A revisão das diretrizes, lançadas em 2011 por Roberto Irineu, José Roberto e João Roberto Marinho, se deu por conta do advento da Inteligência Artificial (IA) que cria textos, imagens, áudios e vídeos semelhantes aos produzidos por um jornalista.

“No momento em que a inteligência artificial chega com um enorme potencial de transformação, com benefícios e riscos, o Grupo Globo atualizou seus princípios para orientar os seus jornalistas e esclarecer toda a sociedade sobre como fará a utilização dessa tecnologia nos processos de apuração, produção e distribuição do conteúdo jornalístico”, diz a nota enviada à imprensa.

A nova seção do documento que rege a conduta de todas as empresas e profissionais do Grupo estabelece que nenhum conteúdo poderá utilizar Inteligência Artificial sem supervisão humana. Isso, de acordo com o texto, não significa que tudo será revisado antes de ir ao ar, uma vez que poderia limitar os benefícios, mas sim que sempre haverá alguém responsável pelo resultado daquele conteúdo, com várias possibilidades de supervisão.

Leia aqui a íntegra do documento atualizado.

O Jornal O Globo, por sua vez, divulgou a criação de um bot que vai auxiliar seus assinantes na leitura da versão digital da publicação, realizando resumos das notícias, por exemplo. A IA foi batizada de Irineu, uma homenagem a Irineu Marinho, criador do jornal e patriarca da família Marinho, dona do conglomerado de comunicação.