Conexão São Paulo, por Matheus Pastori

Globo anuncia 'cenário inteligente' e investimento bilionário em conteúdo

Novidades foram divulgadas nesta terça-feira (12) em um evento promovido na sede da emissora, em São Paulo

Globo anuncia 'cenário inteligente' e investimento bilionário em conteúdo
Matheus Pastori, de São Paulo

Matheus Pastori, de São Paulo

13/03/2024 12:35am

A Globo promete investir R$ 5 bilhões em conteúdo ao longo de todo o ano de 2024. O valor foi divulgado nesta terça-feira (12) em um evento promovido na sede da empresa, em São Paulo. Nessa quantia, estão compreendidas tanto as produções originais das plataformas da casa (TV aberta, Globoplay e Canais Pagos) quanto os direitos de transmissão ou aquisição de obras.

“Vivemos em um mundo onde trafegamos por janelas, pensando no conteúdo adequado para cada uma delas e, também, pensando em projetos cross janelas”, explicou Raphael Corrêa Neto, diretor de Canais Pagos.

No evento, executivos da Globo adiantaram alguns dos próximos lançamentos da TV aberta, streaming e canais pagos, que estarão disponíveis aos espectadores no próximo três meses. Ao todo, serão 29 estreias na TV aberta, nos próximos três meses, além de 60 lançamentos nos canis pagos e outras 50 produções nacionais no Globoplay. Na mesma oportunidade, foi anunciado o novo estúdio dos telejornais produzidos na capital paulista: Hora Um, Jornal Hoje e Jornal da Globo.

Trata-se de um grande telão de LED recôncavo e com ambiente interativo, uso de realidade aumentada e inteligência artificial. Com os cenários diferentes, o público quase não perceberá que se trata do mesmo estúdio. A primeira a estrear a novidade será Renata Lo Prete, na edição desta terça do Jornal da Globo. Em comunicado enviado à imprensa, a emissora mencionou que os telejornais terão cenários em 3D e mudarão os elementos conforme as notícias.

Serão introduzidos, por exemplo, objetos como carros em movimento ou um jogador de futebol batendo bola. A inteligência artificial adotada pela empresa conseguirá captar os movimentos de quem estiver no cenário para inserir imagens virtuais ao vivo (como a Globo já faz no Fantástico).

** Entre em contato com a Coluna através do e-mail [email protected]