Desacordo sobre contrato foi motivo de ida de Hamilton para Ferrari, diz site
Piloto conquistou seis títulos mundiais em 11 anos correndo pela Mercedes
O mês de fevereiro começou com uma notícia bombástica na Formula 1: Lewis Hamilton vai se juntar à Ferrari a partir da temporada de 2025. A união entre piloto e a equipe mais vitoriosa de todos os tempos encerra uma das parcerias de maior sucesso da história do esporte: Hamilton conquistou seis títulos mundiais em 11 anos de Mercedes.
Mas a relação teve um ingrediente final que foi crucial para a decisão do inglês de buscar novos ares.
Segundo o portal italiano Motorsport, a última renovação de Hamilton com a Mercedes trouxe uma decisão que acabou “abrindo as portas” para que o britânico decidisse mudar de casa: a opção por estender o vínculo por apenas um ano, e não por dois, o que seria o convencional.
A ideia da cláusula veio da matriz Mercedes-Benz — que ficou reticente com uma aposentadoria repentina do inglês ao fim de 2024, algo que a equipe sofreu em 2016 com Nico Rosberg.
A decisão, entretanto, soou estranha para um piloto que depositava fé na recuperação da equipe publicamente e funcionou como um primeiro passo na separação entre os dois. No fim, Hamilton preferiu ativar a cláusula com antecedência e pavimentar seu caminho para a Ferrari no ano que vem.
Até hoje, além dos seis títulos mundiais, a parceria entre Hamilton e Mercedes rendeu oito Mundiais de Construtores e 81 vitórias. A última delas veio no GP da Arábia Saudita de 2021, o que iniciou um hiato inédito de duas temporadas sem vitória para o inglês — que havia vencido pelo menos uma vez a cada ano desde sua estreia na F1, em 2007.
** Entre em contato com a Coluna através do e-mail [email protected]