Margot Robbie é o novo rosto do Chanel N°5
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A sustentabilidade está se firmando como uma prioridade no mundo da moda, e o setor de calçados segue essa tendência. Com o uso de materiais reciclados e fontes renováveis, como algodão orgânico e plástico retirado dos oceanos, além de processos que economizam água e energia, os calçados ecológicos ganham cada vez mais espaço. Consumidores conscientes agora buscam opções que minimizem o impacto ambiental, refletindo uma mudança de comportamento que antes se limitava ao vestuário, mas agora se estende aos pés.
A Dior é um exemplo de marca que adere a esse movimento. Na próxima semana, a grife lançará uma coleção sustentável em parceria com o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, que é também o rosto da campanha. Os tênis da nova linha são confeccionados com materiais de baixo impacto ambiental, como couro vegano e tecidos reciclados, reafirmando o compromisso da marca com a moda ética. Hamilton, um ativista conhecido pelas suas causas ambientais, representa essa nova era de consumidores que exigem práticas mais conscientes das grandes marcas.
O mercado também responde a essa mudança. Cibele Fernandez, gerente de marketing da rede de calçados Pixolé, destaca o aumento da procura por modelos sustentáveis na empresa, que há 48 anos atua no Brasil. "O consumidor está mais exigente. Temos notado um crescimento nas vendas de calçados feitos com materiais reciclados, e estamos expandindo nossa linha para atender a essa demanda crescente", afirma Cibele. A Pixolé já oferece produtos que utilizam, por exemplo, solados feitos a partir de resíduos industriais e poliéster reciclado em várias partes dos calçados.
De acordo com um relatório da Grand View Research, o mercado global de moda sustentável deve crescer 9,1% ao ano até 2030. Esse movimento é liderado, em grande parte, por consumidores mais jovens e engajados, que valorizam marcas que demonstram compromisso com causas socioambientais.
“O conceito de moda consciente não é mais uma tendência passageira, mas uma mudança necessária e desejada pelos consumidores. As empresas que oferecem produtos que combinam estilo e sustentabilidade ganham relevância em um mercado cada vez mais competitivo e consciente”, conclui Cibele.
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