Let's Go na COP30

REDEMAR Brasil leva projeto de Economia Azul e Pesca Artesanal à COP30

REDEMAR Brasil leva projeto de Economia Azul e Pesca Artesanal à COP30
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

08/11/2025 3:49pm

Credito da foto: acervo Redemar


A ONG baiana REDEMAR Brasil, presidida por William Freitas, foi selecionada como representante da sociedade civil brasileira para atuar com projeto próprio durante a COP30, em Belém-PA.

Com atuação consolidada na conservação marinha e promoção da economia azul, a REDEMAR se destaca por mobilizar comunidades costeiras e ribeirinhas em torno da proteção dos oceanos e da pesca artesanal.  

Na COP30, que acontecerá em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025, o Brasil reforça sua agenda de justiça climática, biodiversidade, oceanos e transição energética.   A REDEMAR Brasil levará ao evento uma iniciativa que conecta a pesca artesanal, a economia azul e o protagonismo das comunidades locais — propondo que “a economia do mar” seja também sinônimo de justiça social, conservação e desenvolvimento sustentável.  

Como parte desse projeto, a organização posiciona-se como interlocutora junto ao poder público, setor privado e comunidades tradicionais para inserir as demandas e soluções do litoral e das cadeias pesqueiras artesanais na pauta da COP30 — garantindo que essas vozes sejam ouvidas na zona oficial de negociações e na agenda de ação paralela.  

“A relação com o mar é da nossa natureza”, afirma William Freitas, ressaltando a interdependência entre vida, oceano e economia costeira.  

Esse reconhecimento da REDEMAR Brasil reafirma a importância de organizações da sociedade civil qualificadas, com base local e visão global, na construção de agendas de mudança rumo à sustentabilidade climática no Brasil e no mundo.