Foto: Britannica
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, confirmou que participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20) por meio de um porta-voz de Downing Street, após semanas de especulações sobre uma possível ausência do premiê no evento.
Segundo o porta-voz, Starmer participará da cúpula porque considera que o objetivo de emissão zero representa “a grande oportunidade econômica do século 21, com potencial para revitalizar os centros industriais e criar empregos para o futuro”.
A confirmação ocorre após críticas de ambientalistas, que acusaram o líder trabalhista de enfraquecer a pauta climática e de adotar uma postura tímida em relação à transição ecológica. O governo britânico vinha sendo pressionado por organizações ambientais após recuar em compromissos relacionados à energia limpa, ao mesmo tempo em que defende um aumento nos investimentos em defesa e segurança na Europa.
Além do primeiro-ministro, o Reino Unido também será representado na COP30 pelo príncipe William, que comparecerá em nome do rei Charles III, tradicionalmente presente nas cúpulas climáticas anteriores.
Com a confirmação, o Reino Unido fortalece sua presença no evento que deve reunir líderes de mais de 190 países, representantes de organizações internacionais e ativistas de todo o mundo para discutir os rumos da ação global contra a crise climática.