📷 Foto: Divulgação / RedeMar Brasil
A partir da provocação “Sem azul, sem verde”, frase escrita na areia da Praia do Amor, a RedeMar Brasil iniciou uma atividade participativa com os moradores da região para discutir a importância da COP30 para Belém e para a vida cotidiana das comunidades afastadas do centro.
A ação buscou aproximar o debate global da realidade local. De acordo com William Freitas, presidente da RedeMar Brasil, foram apresentados dados sobre mudanças climáticas, ouvindo expectativas de melhorias para a comunidade. " Nós conversamos sobre como a conferência, realizada no território deles, pode influenciar políticas públicas, proteção ambiental, saneamento, geração de renda e preservação das áreas costeiras".
Durante as conversas, Freitas convidou os moradores a formular uma pergunta-chave, em português e em inglês, para ecoar tanto no Brasil quanto na mídia internacional: 'Ainda dá tempo? Is it too late?'.
"A ideia foi transformar a comunidade, muitas vezes invisibilizada nos grandes debates, em protagonista de uma discussão urgente: quais soluções, pressões e escolhas são necessárias para salvar o planeta em meio à crise ambiental que vivemos", disse Freitas.
A Praia do Amor, que já convive diariamente com os efeitos das mudanças climáticas, tornou-se o cenário simbólico desse diálogo entre conhecimento local e responsabilidade global.