Let's Go na COP30

COP30: Salvador coordena painel sobre Ação Climática em Grandes Eventos nesta sexta-feira (14)

COP30: Salvador coordena painel sobre Ação Climática em Grandes Eventos nesta sexta-feira (14)
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

14/11/2025 12:45pm

📸 Foto: FNP / Divulgação

Salvador encerrará a sua participação na COP30, em Belém (PA), nesta sexta-feira (14), com o segundo painel coordenado pela capital baiana na programação oficial da conferência global sobre o clima. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), apresentará o tema “Grandes Eventos e Ação Climática: cultura, resiliência e oportunidades”.

Na ocasião, o titular da pasta, Ivan Euler, vai apresentar as ações de sustentabilidade colocadas em prática durante grandes eventos na cidade, como o Carnaval, maior festa de rua do planeta, que atrai milhões de pessoas todos os anos a Salvador, vindas de diversas partes do Brasil e do mundo.

Durante o encontro, será lançado oficialmente o documento “Cartilha do Carnaval Sustentável”, produzido pela Secis, que reúne orientações e boas práticas voltadas a blocos, camarotes, produtores, empreendedores e foliões. O material traz diretrizes sobre consumo consciente, gestão de resíduos, redução do uso de plástico e incentivo à economia circular.

Ao longo desta sexta-feira, Salvador também marcará presença em outros debates da COP30. Ivan Euler e representantes da gestão municipal participarão do painel “Economia Circular de Embalagens”, coordenado pela Baakon, no qual o secretário compartilhará as experiências da cidade em políticas de reciclagem e gestão de resíduos.

No encerramento da agenda, Salvador será uma das cidades convidadas para o painel internacional “Nourishing Climate Action: Policy Tools for Climate-aligned and Resilient Food Systems” (Nutrir a Ação Climática: Ferramentas de Política para Sistemas Alimentares Alinhados ao Clima e Resilientes), promovido por organizações como Humane World for Animals, ProVeg International, Good Food Institute e Food Tank. Nessa última mesa, a capital baiana apresenta o Programa de Alimentação Escolar Sustentável, que integra nutrição saudável, agricultura familiar e combate às mudanças climáticas.

Penúltimo dia - Na última quinta-feira (13), penúltimo dia da agenda da Prefeitura na COP30, o titular da Secis foi convidado a fazer parte da sessão "Espaços públicos à prova do clima: arquitetura urbana resiliente", coordenado pela Frente Nacional de Prefeituras e Prefeitos (FNP). No encontro, foi discutido como as cidades podem adaptar seus espaços públicos, como praças, parques e orlas, para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

“Discutir o planejamento urbano resiliente é essencial para preparar nossas cidades para os desafios das mudanças climáticas. Espaços públicos à prova do clima são mais do que infraestrutura, são um compromisso com a qualidade de vida, a inclusão social e a sustentabilidade. Este painel é uma oportunidade de unir conhecimento técnico e sensibilidade urbana para projetar o futuro que queremos", comentou.

O primeiro painel coordenado por Salvador na programação oficial da COP30 ocorreu na terça-feira (11), com a presença de Bruno Reis, com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática: Experiências Locais e Cooperação Internacional”. Na ocasião, a Prefeitura apresentou cases de sucesso como os projetos Recicla Capital e RODA, que têm ampliado a coleta seletiva na cidade e contribuído para a geração de renda.