Let's Go Educação

Nova escola de negócios em Salvador oferece bolsas de até 100% no curso de Administração

Nova escola de negócios em Salvador oferece bolsas de até 100% no curso de Administração
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

28/11/2025 4:19pm

Foto: Lumino / Divulgação

A Lumino – New Business School está com inscrições abertas até 3 de dezembro para o processo seletivo do seu primeiro curso superior em Salvador. A instituição, que inicia as atividades em fevereiro de 2026, vai ofertar bolsas parciais e integrais conforme a renda familiar dos estudantes, com expectativa de distribuir R$ 6 milhões em benefícios. A nova escola vai funcionar no segundo andar do Palacete Tira-Chapéu, na Rua Chile, no Centro Histórico. As inscrições devem ser feitas no site oficial da instituição.

Com uma proposta educacional voltada para inovação, tecnologia e liderança ética, a Lumino combina práticas tradicionais a métodos ativos de aprendizagem, em uma grade que integra teoria e aplicação prática. O curso de Administração terá carga horária de 3.600 horas e duração de quatro anos. Os dois primeiros serão em período integral, com 28 horas semanais, enquanto a segunda metade acontece em período parcial, permitindo a inserção no mercado. No último ano, o estudante poderá escolher entre concluir a formação na própria escola ou em uma instituição conveniada no Brasil ou no exterior.

“Nosso propósito é inaugurar um novo ciclo da educação para os negócios na Bahia, alinhando conhecimento, conexões e impacto social”, afirma o diretor-geral da Lumino, Guilherme Bellintani, empresário e ex-presidente do Esporte Clube Bahia.

Seleção e bolsas

O processo seletivo ocorrerá em três etapas. No dia 7 de dezembro, os candidatos participam de uma imersão obrigatória, seguida por provas objetivas e redação. Os classificados avançam para entrevista, e os concorrentes às bolsas apresentarão documentação socioeconômica na etapa final.

Governança e corpo técnico

Além de Bellintani, o projeto conta com a participação de nomes reconhecidos no ambiente acadêmico e empresarial, como a CEO do Grupo Aratu e fundadora do Scream Festival, Ana Coelho; a gestora educacional Ana Carolina Mascarenhas; o empresário Francisco Sales; o professor e jurista Fredie Didier Jr.; e o advogado e pesquisador Valton Pessoa.

A consultoria pedagógica é assinada pelos especialistas Isabel Sartori e Alexandre Nicolini, ambos com forte atuação na área de inovação em educação.

Segundo Ana Coelho, a instituição nasce da necessidade de um modelo educacional mais conectado às transformações do século XXI. “A Lumino prepara profissionais para atuar com protagonismo no cenário nacional e internacional, valorizando o talento criativo e empreendedor da Bahia”, reforça Ana Carolina Mascarenhas.