Foto: Reprodução Instagram @wesley.batiista
Morador de Cajazeiras, em Salvador, Wesley de Jesus conquistou o primeiro lugar no vestibular de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A aprovação veio após três tentativas, uma rotina intensa de estudos e o apoio da mãe e de professores da escola pública onde se formou.
Ex-aluno do Colégio Estadual Ana Bernardes, Wesley enfrentou limitações estruturais dentro e fora de casa. Para estudar, utilizava uma luminária para economizar energia e transformou a biblioteca da escola em seu principal espaço de preparação. “Você começa essa maratona lá atrás, cercado de muitos obstáculos”, afirmou.
A professora de Redação, Cátia Valentina Góis, foi uma das principais referências na trajetória do estudante, oferecendo orientação além da sala de aula. Segundo ela, a conquista simboliza a força da educação pública.
Filho de Liliana Maria de Jesus, Wesley teve o interesse pela Medicina despertado ainda na infância, durante tratamentos pelo SUS. Hoje calouro da USP, ele afirma que pretende atuar como médico comunitário e trabalhar no Sistema Único de Saúde, com o objetivo de retribuir à região onde cresceu.
Amigos organizaram uma vaquinha online para ajudar com as despesas de moradia, alimentação e materiais acadêmicos em São Paulo.