Let’s Go Carnaval

Silvério Pereira e Maria Marighella serão coroados reis do bloco Os Mascarados no Carnaval 2026

Silvério Pereira e Maria Marighella serão coroados reis do bloco Os Mascarados no Carnaval 2026
Da Redação

Da Redação

06/02/2026 5:48pm

Fotos: Maria Marighella/Marcella Saraceni e Silvério Pereira/Divulgação

O ator cearense Silvério Pereira e a atriz e presidenta da Funarte, Maria Marighella, serão coroados reis do Bloco Os Mascarados no Carnaval 2026. Outra grande novidade deste ano é o retorno da cantora Margareth Menezes, que volta a comandar o bloco no Circuito Barra-Ondina. A coroação acontece no trio elétrico, em frente ao Farol da Barra, antes do início do desfile, na próxima quinta-feira, 12 de fevereiro, às 20h, no Circuito Dodô.

Os dois artistas celebraram com entusiasmo o convite feito pelas diretoras do bloco Paula Resende, Jaqueline Azevedo e Selma Calabrich. Ao receberem a faixa e a coroa, Silvério e Maria passam a integrar a tradicional galeria da realeza do bloco mais democrático de Salvador. Ao lado de Margareth Menezes, os novos reis conduzirão milhares de foliões fantasiados no desfile que marca os 27 anos de história do Os Mascarados.

Criado em 1999, o bloco mantém, desde a sua origem, o conceito de desfile pipoca, sem cordas, reunindo foliões fantasiados em um ambiente marcado pela alegria, inclusão e segurança. Ao longo de sua trajetória, a coroa já foi usada por importantes nomes do meio artístico e cultural, como Mãeana, Bem Gil, Nanda Costa, Lanh Lanh, Fátima Mendonça, Chico Diáz, Flora Gil, Preta Gil, Astrid Fontenelle, Luís Miranda, José Simão, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Rita Batista, Licia Fabio, Zebrinha, Maurício Magalhães, Adriane Galisteu, Fabio Lago, Isabel Filardis e Paulo Borges, entre outros.

Os Reis

Reconhecido como um dos grandes nomes de sua geração no cinema, no teatro e na televisão, Silvério Pereira construiu uma trajetória marcada por atuações potentes e premiadas. Ganhou projeção nacional em 2017, com a novela “A Força do Querer”, interpretando o personagem Nonato, papel que lhe rendeu o Prêmio Extra e indicação ao Melhores do Ano como ator revelação. No cinema, destacou-se internacionalmente com o personagem Lunga, no filme “Bacurau”, de Kleber Mendonça e Juliano Dorneles, premiado no Festival de Cannes.

Ao longo da carreira, recebeu importantes reconhecimentos como o Grande Otelo, Prêmio Guarani, Prêmio Extra e venceu a última edição do Dança dos Famosos, no Domingão com Huck, da TV Globo. Entre seus trabalhos mais recentes estão as novelas “Pantanal” e “Garota do Momento”, as séries “Nada Suspeitos” (Netflix) e “Desejos S/A” (Star+), além do longa “Maníaco do Parque” (Amazon). Formado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará, iniciou sua trajetória no teatro amador e se consolidou também como autor e diretor teatral, sendo amplamente reconhecido por sua atuação em defesa da diversidade na indústria cultural.

Maria Marighella, atual presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), é atriz, mãe, feminista, gestora e ativista da cultura. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é especializada em Mímica Corporal Dramática. Com ampla atuação na gestão cultural, foi coordenadora de Teatro da Funceb (2011–2015) e da própria Funarte (2015–2016), participando ativamente da construção da Política Nacional das Artes.

Em 2020, fundou a ManifestA ColetivA, movimento de ocupação da política institucional, sendo eleita vereadora de Salvador pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2023, licenciou-se do mandato para assumir a presidência da Funarte, tornando-se a primeira mulher nordestina a ocupar o cargo. Neta de Carlos Marighella, carrega em seu nome um símbolo histórico da luta pela democracia no Brasil.