Gente

Pesquisa realizada nos EUA diz que dinheiro traz felicidade e explica o por quê

Pesquisa realizada nos EUA diz que dinheiro traz felicidade e explica o por quê
Da Redação

Da Redação

29/01/2022 4:00pm

Em pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia, localizada nos Estados Unidos, afirma que ao contrário do que o ditado popular afirma, dinheiro traz felicidade sim, e explica o por quê.

Na pesquisa foram coletados dados de 1,7 milhões de relatórios de bem-estar feitos por 33.391 adultos em idade ativa, com emprego e que vivem nos EUA. A relação ficou clara que entre os níveis de renda e felicidade era óbvia, quanto maior a renda maior o bem-estar experimentado e a satisfação com a vida.

“Uma possibilidade é que as pessoas gastem dinheiro para reduzir o sofrimento e aumentar o prazer, e que o dinheiro que sobra seja aplicado de forma diferente dependendo da renda”, escreve  Matthew A. Killingsworth, autor do estudo. Ele diz que  pessoas com renda aproximada de U$ 80 mil anuais apresentaram menos propensão a sentimentos negativos. Ele ainda apontou mais uma possibilidade, de que “a mudança de renda baixa para moderada possa ser especialmente útil para evitar (ou mitigar) as causas do sofrimento”.

Parece óbvio que a relação da possibilidade de se auto-proporcionar bem-estar esteja vinculada ao dinheiro, porém, a crença de que a felicidade não se compra limita e até torna imoral a busca e fala por dinheiro.  

“Também não havia um limite de renda no qual o bem-estar experimentado e satisfação com a vida divergisse. Em vez disso, rendas mais altas estavam associadas a sentir-se melhor momento a momento e estar mais satisfeito com a vida em geral”, concluiu o pesquisador no estudo, complementando: “Embora possa haver algum ponto além do qual o dinheiro perca seu poder de melhorar o bem-estar, os resultados atuais sugerem que esse ponto pode estar mais alto do que se pensava anteriormente”, afirmou Kllingsworth. 

Para o filósofo Tales de Mileto era feliz “quem tem corpo são e forte, boa sorte e alma bem formada”, pois na época a sorte era um fator muito determinante, hoje acreditamos ser sorte encontrar dinheiro, e dele dependemos para investir em saúde e possuir um corpo e mente sã. Para Sócrates e Platão a felicidade seria obtida a partir da execução de virtude e justiça, porém, para isso são necessários os meios e a igualdade.