O Conselho Regional de Química da Bahia (CRQ VII) realiza nesta quinta-feira (5), no auditório principal do Senai Cimatec, em Salvador, um evento em comemoração aos 50 anos da entidade.
A programação marcada para as 19h conta com uma apresentação artística de um grupo folclórico, um coquetel para os participantes e terá como ponto alto a palestra do professor doutor e pesquisador Gerhard Ett sobre “Inovações sustentáveis para descarbonização da indústria”.
Gerhard Ett é pesquisador do Senai Cimatec em hidrogênio, vice-presidente da Associação de Engenheiros Brasil - Alemanha (VDI) e presidente do conselho da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2). Em sua apresentação, o cientista promove uma análise atual da indústria química baiana, a terceira maior do país, apontando os caminhos para a redução dos impactos ambientais desta atividade.
Ao abordar a Bahia como um celeiro mundial da indústria química, Gerhard Ett também destaca os 45 anos do Polo Industrial de Camaçari, na região Metropolitana de Salvador. Criado em 1978, ele é o maior complexo industrial do Hemisfério Sul, com 90 empresas e uma arrecadação anual de R$ 3 bilhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Traçando um paralelo com a indústria química brasileira e mundial, destacando o advento do hidrogênio verde, Gerhard Ett apresenta os caminhos para o processo de descarbonização dos processos nas companhias com o propósito de oferecer menos riscos às atividades, mas, também, com foco na redução de custos e promoção social.
O Conselho Regional de Química da Bahia foi criado em 1973 e tem como atual presidente o conselheiro Antônio César de Macedo Silva.
A entidade monitora o exercício da profissão, com o objetivo de promover o bem-estar da sociedade mediante a fiscalização dos profissionais e das atividades envolvendo a química, fazendo com que os trabalhadores do setor estejam presentes onde sua competência específica seja obrigatória.