Gente

Divaldo Franco se destacou pelo trabalho social com crianças e jovens em Salvador

Divaldo Franco se destacou pelo trabalho social com crianças e jovens em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

14/05/2025 12:45pm

Fotos: Reprodução Facebook- Mansão do Caminho

Apesar de nunca ter tido filhos biológicos, o médium baiano Divaldo Franco acolheu aproximadamente 650 crianças, que foram criadas por ele na Mansão do Caminho, em Salvador. Reconhecido por sua atuação no espiritismo e por um extenso trabalho social, Divaldo faleceu na noite da terça-feira, 13, aos 98 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Fundador do Centro Espírita Caminho da Redenção (1947) e da Mansão do Caminho (1952), Divaldo dedicou sua vida ao amparo de pessoas em situação de vulnerabilidade. Hoje, o complexo fundado por ele, localizado no bairro de Pau da Lima, conta com 44 edificações e atende diariamente mais de cinco mil pessoas com serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Chamado carinhosamente de “Tio Divaldo” pelos filhos e voluntários, ele também acumulou mais de 200 netos e bisnetos ao longo dos anos, segundo informações da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O trabalho da Mansão do Caminho é sustentado por doações, além da venda de livros psicografados, DVDs e registros de palestras.

A instituição, que ele criou ao lado do amigo Nilson de Souza Pereira, o “Tio Nilson”, permanece ativa mesmo após sua partida, agora sob a presidência de Mário Sérgio Pintus. Com uma equipe de mais de 300 funcionários e 400 voluntários, a Mansão segue oferecendo serviços gratuitos para milhares de famílias carentes da capital baiana.

Considerado um dos maiores nomes do espiritismo no Brasil e no mundo, Divaldo realizou mais de 20 mil conferências em 71 países e psicografou mais de 250 livros. Sua missão espiritual teve início ainda na infância, quando começou a relatar experiências mediúnicas. A partir de 1945, já em Salvador, passou a se dedicar integralmente à doutrina espírita e à assistência social.

Despedida

O velório de Divaldo Franco será realizado nesta quarta-feira, 14, das 9h às 20h, no ginásio da Mansão do Caminho, em Pau da Lima. O público poderá se despedir sem necessidade de agendamento. Conforme seu desejo, a cerimônia será simples, com caixão fechado e sem cortejo. O sepultamento está marcado para quinta-feira, 15, às 10h, no Cemitério Bosque da Paz — mesmo local onde está enterrado seu amigo e parceiro de missão, Tio Nilson.