Isabela Suarez será homenageada no Best of Brazil Global Awards 2026, em Nova York
Foto: Ascom ACB A empresária e advogada Isabela Suarez, presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB) e da Fundação Baía Viva, será uma das grandes ho...
Foto: Acervo Pessoal
O desembargador Ricardo Maracajá despediu-se, nesta quinta-feira (29), do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), após um ano e oito meses de atuação como membro substituto da Corte. Ele permanecerá na condição de substituto até junho deste ano. Antes do início dos julgamentos previstos na sessão plenária, os magistrados destacaram o desempenho técnico, o compromisso institucional e a postura colaborativa de Maracajá durante o período em que integrou o tribunal.
Em sua despedida, Maracajá afirmou que a experiência no TRE-BA foi marcada por aprendizado e emoção.
O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, ressaltou a contribuição de Maracajá para os debates do tribunal, trazendo novas teses para discussão e oxigenando a Corte com um trabalho exímio e cuidadoso.
Já o desembargador Maurício Kertzman elogiou a atuação do colega, classificando o trabalho desenvolvido como brilhante. “O desembargador Ricardo, na condição de substituto, ocupou a titularidade e fez um trabalho brilhante, colaborando muito. É muito estudioso, proativo, cuidadoso e zeloso do bom direito. Continuará conosco porque segue na condição de substituto e, seguramente, será candidato exitoso à recondução, tendo muito ainda a prestar de serviços eleitorais a esta Corte”, destacou Kertzman.
Na mesma linha, a desembargadora Maízia Seal Carvalho ressaltou a maturidade e a qualidade técnica dos votos apresentados por Maracajá durante os julgamentos. “Embora bastante jovem, tem mostrado um trabalho de excelência, muito maduro e cuidadoso com os processos, com bastante substância em cada voto que apresenta. Merece toda a nossa admiração”, disse.
Representando o Ministério Público Federal, Cláudio Gusmão também reconheceu o comprometimento de Maracajá até o último dia de atuação. “Inclusive ontem discutimos uma tese em relação a matérias pendentes de julgamento. Para mim, isso é positivo e demonstra, para além da sua função como magistrado, seu compromisso como servidor público. Parabéns, foi um sucesso”, destacou.
Ao fim das homenagens, Ricardo Maracajá agradeceu as manifestações e destacou o significado do reconhecimento recebido. “Fico muito feliz com as palavras de todos e com esse reconhecimento. Nós, que somos da classe da advocacia, termos o reconhecimento dos magistrados nos dá muito orgulho”, completou.
Foto: Ascom ACB A empresária e advogada Isabela Suarez, presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB) e da Fundação Baía Viva, será uma das grandes ho...
Fotos: Arquivo pessoal A médica Hellen Sampaio está em Paris participando do IMCAS (International Master Course on Aging Science), um dos congressos...
Fotos: Gilmar Cruz Conhecido como o “pintor dos orixás”, Ed Ribeiro se tornou artista plástico depois dos 50 anos, desenvolveu uma técnica própria e conquistou...